Skip to content Skip to footer

PL da Dosimetria pode ir à votação nesta semana na Câmara

Paulinho da Força
(Foto: Agência Câmara)

O deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), relator do projeto alternativo à anistia dos condenados pelos atos de 8 de janeiro, trabalha para que o PL da Dosimetria seja votado ainda nesta semana na Câmara dos Deputados. Segundo o parlamentar, há chance de o texto ser analisado já na quarta-feira (8).

Paulinho afirmou que o cronograma foi discutido no último sábado (4) com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Ele quer votar na terça, mas acredito que só será possível na quarta-feira

disse o deputado em entrevista à TV Globo.

Antes da votação, o relator pretende se reunir novamente com lideranças do Centrão para medir o apoio à proposta. O texto que deve ir ao plenário prevê a unificação dos crimes de golpe de Estado e tentativa de abolição do Estado democrático de direito, o que levaria a uma redução nas penas mínimas e máximas.

A iniciativa surge como alternativa à proposta de anistia ampla defendida por parte do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. A legenda inicialmente resistia à mudança, argumentando que apenas o perdão total atenderia às expectativas de seus apoiadores.

Nos últimos dias, no entanto, Paulinho afirma ter percebido um abrandamento nas resistências dentro do PL. Segundo ele, há um entendimento crescente de que a dosimetria, e não a anistia, pode ser o caminho mais viável para ajustar as punições.

O projeto mantém as condenações já existentes, mas abre espaço para revisão e possível redução de penas. Paulinho da Força também demonstrou otimismo de que, após aprovação na Câmara, o texto avance rapidamente para o Senado Federal.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário