Acoado e sem muitas opções de peso para a corrida eleitoral de 2026, o Partido Liberal (PL) decidiu lançar Renato Bolsonaro, irmão do ex-presidente Jair Bolsonaro, como candidato ao Senado por São Paulo em 2026.
A estratégia surge após a desistência de Eduardo Bolsonaro (PL), que era favorito à vaga. Após atuar contra o Brasil no exterior, o filho do ex-presidente não pretende voltar para casa tão cedo, pois sabe que corre sérios riscos de ser preso.
Inicialmente, Renato Bolsonaro disputaria uma vaga na Câmara dos Deputados, mas o partido avalia lançá-lo ao Senado em uma chapa ampliada, possivelmente em aliança com o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite (PP).
- Com apoio da família Bolsonaro, Trump assina e oficializa tarifas de 50% contra o Brasil
- Não contente com tarifaço, Eduardo Bolsonaro sabota comitiva de senadores que vai aos EUA em busca de acordo
- Chantagem: Eduardo Bolsonaro ameaça Alcolumbre e Motta
Em 2024, Renato Bolsonaro foi derrotado por Samuel Moreira (PSD) na disputa pela prefeitura de Registro (SP). Ele ficou com a segunda posição, com 9.708 votos (29,82% dos válidos).
Há ainda a possibilidade de o PL ceder uma das vagas ao centro-direita para ampliar o apelo eleitoral. Nesse cenário, o nome do ex-governador Rodrigo Garcia, atualmente sem partido, surge como uma opção.
A decisão final dependerá de negociações internas e da definição da estratégia eleitoral do partido nos próximos meses.
Bookmark