Skip to content Skip to footer

PGR denuncia Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo por interferência no STF

(Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, apresentou nesta segunda-feira (22) uma denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o blogueiro Paulo Figueiredo. Segundo a PGR, ambos teriam atuado para tentar influenciar processos judiciais envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A acusação aponta crime de coação, caracterizado pelo uso de ameaça ou violência com o objetivo de favorecer interesses em processos judiciais ou administrativos. De acordo com Gonet, há registros de falas públicas dos dois nas redes sociais e informações extraídas de celulares apreendidos em operações autorizadas pelo Supremo. Jair Bolsonaro, embora investigado no mesmo inquérito, não foi incluído nesta denúncia.

O procurador-geral afirmou que Eduardo e Figueiredo realizaram uma série de ações articuladas para pressionar o Judiciário, com a finalidade de evitar a condenação de Bolsonaro e de Figueiredo em processos relacionados à tentativa de golpe após as eleições de 2022. Ele destacou que, mesmo sem resultado concreto, a prática das ameaças já configura crime.

A denúncia também menciona que os acusados buscaram apoio de aliados nos Estados Unidos, incluindo pessoas ligadas ao ex-presidente Donald Trump, para tentar impor sanções contra autoridades brasileiras e pressionar o Congresso a votar uma anistia que abrangesse Bolsonaro.

Em resposta, Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo divulgaram nota conjunta. Eles afirmam viver sob jurisdição norte-americana e invocaram a Primeira Emenda da Constituição dos EUA, que garante o direito de peticionar ao governo. Os dois alegam ser vítimas de perseguição política e sustentam que apenas uma anistia ampla poderia pacificar o país.

Eduardo Bolsonaro está nos EUA desde março, onde mantém articulações políticas e pressiona pelo endurecimento de medidas contra autoridades brasileiras. Tanto ele quanto Figueiredo afirmaram que só irão se pronunciar formalmente após receberem notificação oficial do STF.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

10 nov 2025

Qual é a importância das atividades educativas nas áreas de ocupação? 

A Educação Popular em comunidades periféricas e áreas de ocupação tem sido fundamental para o cotidiano dos pais trabalhadores
11 nov 2025

Vozes Negras: seminário marca o Mês da Consciência Negra em Curitiba

Evento inédito, que vai unir instituições de Justiça do Paraná, será realizado no dia 18 de novembro, no TRE-PR
11 nov 2025

Documentário com voz de Elza Soares aborda dependência química de mulheres negras e a omissão do Estado

“O Primeiro Beijo” aborda a relação de mulheres negras periféricas com o crack, considerada pela cineasta Urânia Munzanzu como uma “tecnologia de escravização m

Derrite e Tarcísio querem ressuscitar “PEC da Bandidagem”

Enfraquecer o papel da PF no combate às facções só interessa ao crime organizado e aos seus aliados

“Íamos matar meio mundo”: STF começa a julgar “kids pretos”

Mensagens incluem áudios do policial federal Vladimir Matos Soares, que atuava como agente infiltrado na equipe de segurança de Lula
11 nov 2025

Zanin nega habeas corpus a Renato Cariani e mantém processo na Justiça Estadual

Zanin nega habeas corpus a Renato Cariani e mantém processo na Justiça Estadual

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário