Skip to content Skip to footer

PGR defende condenação de Bolsonaro por golpe e aponta “plano sistemático de ataque”

Gonet afirmou, perante os ministros da Primeira Turma, que ficou comprovada a existência de um "plano sistemático de ataque" às instituições democráticas. (Foto: Antonio Augusto/STF)

Em sua sustentação final no Supremo Tribunal Federal (STF), o procurador-geral da República, Paulo Gonet, defendeu a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus pela acusação de tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Gonet afirmou, perante os ministros da Primeira Turma, que ficou comprovada a existência de um “plano sistemático de ataque” às instituições democráticas.

O argumento central da acusação


O procurador-geral caracterizou as ações como um “autogolpe”, definindo-o como um “desvio funcional gravíssimo, já que se origina dentro das instituições e opera contra elas”. Em sua argumentação, Gonet sustentou que tal conduta é igualmente punível, pois visa subverter a ordem constitucional a partir do próprio aparelho de Estado.

O momento processual


A manifestação de Gonet ocorreu logo após a leitura do relatório que resume os autos da ação penal, tornando-se a primeira palavra da acusação na fase final de julgamento. Em seguida, a palavra foi concedida às defesas dos réus para apresentarem suas alegações, antes que os ministros do STF iniciem a votação.

A fala do procurador-geral aconteceu na sala de sessões da Primeira Turma, presidida pelo ministro Alexandre de Moraes, que é relator do processo.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

16 dez 2025

LVCAS “Inutilismo” lança o EP “amnd (abatido mas não derrotado)”

 Com sonoridade coesa, produção madura, letras sinceras e identidade visual clara, AMND abre caminhos para shows, turnês e uma base de fãs cada vez mais consoli
16 dez 2025

Ney Matogrosso leva a ousadia de ser livre para show único no Allianz Parque

Fiel ao próprio instinto artístico, Ney segue renovando seu repertório a cada turnê, incorporando novas canções e ressignificando clássicos.
16 dez 2025

Estudo alerta que até 38% da Amazônia pode desaparecer até 2100

A pesquisa liderada por Selma Bultan alerta que a combinação desses fatores pode levar a Amazônia além do ponto de inflexão de 20% a 25% de perda floresta
16 dez 2025

Hugo Motta evita votação e decide cassar mandato de Alexandre Ramagem na Mesa Diretora

Com as decisões, a bancada bolsonarista na Câmara perderá dois de seus nomes mais emblemáticos, ambos fora do país e sem condições de exercer o mandato. A execu
16 dez 2025

Hamilton de Holanda e Mestrinho lançam versão especial do Hino do Flamengo

A novidade chega em um momento especial para a Nação Rubro-Negra: o Flamengo participa da final do Mundial de Clubes nesta quarta-feira, após conquistar recente

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário