Skip to content Skip to footer

PGR defende condenação de Bolsonaro por golpe e aponta “plano sistemático de ataque”

Gonet afirmou, perante os ministros da Primeira Turma, que ficou comprovada a existência de um "plano sistemático de ataque" às instituições democráticas. (Foto: Antonio Augusto/STF)

Em sua sustentação final no Supremo Tribunal Federal (STF), o procurador-geral da República, Paulo Gonet, defendeu a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus pela acusação de tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Gonet afirmou, perante os ministros da Primeira Turma, que ficou comprovada a existência de um “plano sistemático de ataque” às instituições democráticas.

O argumento central da acusação


O procurador-geral caracterizou as ações como um “autogolpe”, definindo-o como um “desvio funcional gravíssimo, já que se origina dentro das instituições e opera contra elas”. Em sua argumentação, Gonet sustentou que tal conduta é igualmente punível, pois visa subverter a ordem constitucional a partir do próprio aparelho de Estado.

O momento processual


A manifestação de Gonet ocorreu logo após a leitura do relatório que resume os autos da ação penal, tornando-se a primeira palavra da acusação na fase final de julgamento. Em seguida, a palavra foi concedida às defesas dos réus para apresentarem suas alegações, antes que os ministros do STF iniciem a votação.

A fala do procurador-geral aconteceu na sala de sessões da Primeira Turma, presidida pelo ministro Alexandre de Moraes, que é relator do processo.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

23 out 2025

EXCLUSIVO: “BANCADA CRISTÔ DA CÂMARA VAI CUSTAR QUASE R$ 20 MILHÕES AOS COFRES PÚBLICOS

Se aprovada, nova liderança terá a sua disposição 218 cargos para contratar assessores
23 out 2025

Gal Costa: o último ato de uma estrela que nunca deixou de brilhar

Álbum “As Várias Pontas de Uma Estrela (Ao Vivo no Coala)” é um documento histórico de uma das maiores intérpretes da música brasileira
25 out 2025

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

Em tempos de guerra, irmãos Bolsonaro seriam condenados à pena de morte por traição

Em caso de conflito armado com outro país, lei prevê que crimes militares puníveis são puníveis com a pena capital e extensíveis a civis

STF vai decidir se licença-paternidade vale para casais em união homoafetiva

Julgamento terá repercussão geral da questão, ou seja, a decisão da Corte valerá para todas as instâncias judiciais do país

Líder do PT pede investigação de Flávio Bolsonaro por traição

Segundo ele, “trata-se de ato de provocação à intervenção estrangeira em território brasileiro”

TAXAÇÃO BBB: STF começa a julgar imposto sobre grandes fortunas

PSOL aponta que o artigo 153 da Constituição prevê que compete à União aprovar uma lei complementar para instituir esse imposto

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário