Skip to content Skip to footer

PF deflagra Operação Rosa Branca contra rede de apologia ao nazismo e nudes falsos de parlamentares

A investigação resultou no cumprimento de dois mandados de busca e apreensão

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (19) a Operação Rosa Branca para investigar crimes de apologia ao nazismo, racismo e produção de imagens íntimas falsas de parlamentares federais utilizando inteligência artificial. Os alvos, localizados em Lajeado (RS), usavam tecnologia de deepnude para simular nudez de congressistas e promoviam discursos de ódio em redes sociais.

A investigação resultou no cumprimento de dois mandados de busca e apreensão e um de busca pessoal, autorizados pela 5ª Vara Federal de Caxias do Sul. As diligências tiveram origem em comunicação da Polícia Legislativa do Senado, que detectou perfis disseminando material ofensivo e potencialmente criminoso contra membros do Congresso Nacional.

De acordo com a PF, os investigados especializaram-se na criação de deepnudes – imagens adulteradas por IA que simulam nudez não consentida – enquadrada juridicamente como violação da intimidade sexual. As contas operadas pelo grupo também exibiam símbolos nazistas, referências a “superioridade racial” e postagens com conteúdo explicitamente racista.

Os envolvidos respondem pelos crimes de:

  • Preconceito de raça ou cor
  • Violação da intimidade sexual mediante divulgação de cena de sexo ou nudez
  • Apologia ao nazismo

A operação representa um avanço no combate a crimes de ódio praticados em ambiente digital com uso de tecnologias emergentes. A sofisticação dos métodos – utilizando inteligência artificial para criar conteúdo difamatório – exigiu investigação especializada para rastrear a autoria e a estrutura por trás dos perfis falsos.

A PF informou que analisará todo o material apreendido para identificar possíveis outros crimes e desarticular completamente a rede responsável pelos ataques aos parlamentares e pela disseminação de conteúdo nazista.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário