Skip to content Skip to footer

Pesquisadores brasileiros descobrem fóssil de caranguejo de 85 milhões de anos na Antártida

Caranguejo pertence ao grupo dos braquiúros, os “caranguejos verdadeiros” , possui carapaça achatada e abdômen localizado abaixo do cefalotórax. (Foto: PALEOANTAR/ Museu Nacional/UFRJ/Ilustração: Maurílio Oliveira/Divulgação)

Uma equipe de pesquisadores brasileiros identificou uma nova espécie de caranguejo fossilizado na Antártida, com aproximadamente 85 milhões de anos. Batizado de Sabellidromites santamarta, o fóssil foi encontrado na Ilha James Ross, no extremo nordeste da Península Antártica, durante a 41ª Operação Antártica (Operantar), expedição científica coordenada pela Marinha do Brasil.

A descoberta, publicada no Journal of Paleontology, lança luz sobre as conexões biogeográficas entre os hemisférios Norte e Sul em um período em que a Antártida era parte do supercontinente Gondwana, daí o apelido de “primo Gondwana da Antártida” dado ao fóssil.

O caranguejo pertence ao grupo dos braquiúros, os “caranguejos verdadeiros” , possui carapaça achatada e abdômen localizado abaixo do cefalotórax. Sua preservação excepcional, incluindo estruturas ventrais raramente fossilizadas, permitiu aos pesquisadores estudar detalhes anatômicos fundamentais para compreender a evolução morfológica do grupo.

Segundo Daniel Lima, pesquisador da Universidade Regional do Cariri (Urca) e primeiro autor do estudo, a descoberta ajuda a entender a dispersão de caranguejos do Hemisfério Norte para o Gondwana, além de revelar aspectos da anatomia funcional desses animais, como o mecanismo de proteção abdominal.

A pesquisa integra o projeto Paleoantar, liderado pelo Museu Nacional (UFRJ), com participação da USP, Unesp, Ufes e Urca, e apoio logístico da Marinha. O estudo reforça a importância do continente antártico para a compreensão da história natural global e evidencia a relevância da ciência brasileira em contextos internacionais.

Bookmark

Mais Matérias

02 set 2025
Julgamento deve se estender por dias, com sessão marcada por embates políticos
02 set 2025
Ministro destacou que o papel da Corte é julgar com estrita imparcialidade, “ignorando pressões internas ou externas”
02 set 2025
De 03 a 07 de setembro, evento reúne autores, coletivos e editoras independentes em debates, saraus, slams e atividades para todas as idades
02 set 2025
Filme foi consagrado com o Grand Prix da Federação Internacional de Crítica Cinematográfica (FIPRESCI), a mais importante premiação da entidade
Dilma Rousseff marcou presença no impeachment; Bolsonaro opta por se afastar do STF

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário