Skip to content Skip to footer

Pesquisadores brasileiros descobrem fóssil de caranguejo de 85 milhões de anos na Antártida

Caranguejo pertence ao grupo dos braquiúros, os “caranguejos verdadeiros” , possui carapaça achatada e abdômen localizado abaixo do cefalotórax. (Foto: PALEOANTAR/ Museu Nacional/UFRJ/Ilustração: Maurílio Oliveira/Divulgação)

Uma equipe de pesquisadores brasileiros identificou uma nova espécie de caranguejo fossilizado na Antártida, com aproximadamente 85 milhões de anos. Batizado de Sabellidromites santamarta, o fóssil foi encontrado na Ilha James Ross, no extremo nordeste da Península Antártica, durante a 41ª Operação Antártica (Operantar), expedição científica coordenada pela Marinha do Brasil.

A descoberta, publicada no Journal of Paleontology, lança luz sobre as conexões biogeográficas entre os hemisférios Norte e Sul em um período em que a Antártida era parte do supercontinente Gondwana, daí o apelido de “primo Gondwana da Antártida” dado ao fóssil.

O caranguejo pertence ao grupo dos braquiúros, os “caranguejos verdadeiros” , possui carapaça achatada e abdômen localizado abaixo do cefalotórax. Sua preservação excepcional, incluindo estruturas ventrais raramente fossilizadas, permitiu aos pesquisadores estudar detalhes anatômicos fundamentais para compreender a evolução morfológica do grupo.

Segundo Daniel Lima, pesquisador da Universidade Regional do Cariri (Urca) e primeiro autor do estudo, a descoberta ajuda a entender a dispersão de caranguejos do Hemisfério Norte para o Gondwana, além de revelar aspectos da anatomia funcional desses animais, como o mecanismo de proteção abdominal.

A pesquisa integra o projeto Paleoantar, liderado pelo Museu Nacional (UFRJ), com participação da USP, Unesp, Ufes e Urca, e apoio logístico da Marinha. O estudo reforça a importância do continente antártico para a compreensão da história natural global e evidencia a relevância da ciência brasileira em contextos internacionais.

Bookmark

Redação BFC

Mais Matérias

17 dez 2025

SBT substitui especial de Zezé Di Camargo por episódio inédito de “Chaves” após polêmica

Com a mudança, o SBT aposta em um trunfo afetivo – um episódio nunca transmitido na TV aberta da série “Chaves”, que mantém altos índices de audiência mesmo déc
16 dez 2025

LVCAS “Inutilismo” lança o EP “amnd (abatido mas não derrotado)”

 Com sonoridade coesa, produção madura, letras sinceras e identidade visual clara, AMND abre caminhos para shows, turnês e uma base de fãs cada vez mais consoli
16 dez 2025

Ney Matogrosso leva a ousadia de ser livre para show único no Allianz Parque

Fiel ao próprio instinto artístico, Ney segue renovando seu repertório a cada turnê, incorporando novas canções e ressignificando clássicos.
16 dez 2025

Estudo alerta que até 38% da Amazônia pode desaparecer até 2100

A pesquisa liderada por Selma Bultan alerta que a combinação desses fatores pode levar a Amazônia além do ponto de inflexão de 20% a 25% de perda floresta
16 dez 2025

Hugo Motta evita votação e decide cassar mandato de Alexandre Ramagem na Mesa Diretora

Com as decisões, a bancada bolsonarista na Câmara perderá dois de seus nomes mais emblemáticos, ambos fora do país e sem condições de exercer o mandato. A execu

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário