Skip to content Skip to footer

Pesquisa Datafolha aponta que maioria aprova prisão domiciliar de Bolsonaro

Entre os mais jovens, de 16 a 24 anos, a aprovação chega a 60%. (Foto: Carolina Antunes/PR)

Uma nova pesquisa do Datafolha aponta que pouco mais da metade dos brasileiros (51%) concorda com a prisão domiciliar determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Para 53% dos entrevistados, Moraes tem agido dentro da lei.

O levantamento foi feito nos dias 11 e 12 de agosto, ouvindo 2.002 pessoas em 113 cidades. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. Segundo o instituto, 87% da população ficou sabendo da decisão: 30% dizem estar bem informados, 42% mais ou menos e 15% conhecem poucos detalhes.

Mesmo com maioria favorável, 42% discordam da medida, 4% não souberam opinar e 3% se mostraram indiferentes. Entre os mais jovens, de 16 a 24 anos, a aprovação chega a 60%. Já no Sul, reduto eleitoral de Bolsonaro, a maioria (51%) considera a prisão injusta.

Moraes determinou a prisão em 4 de agosto, alegando que Bolsonaro descumpriu uma medida cautelar ao participar, de forma virtual, de um ato político, o que estava proibido. O ex-presidente é acusado de tentar articular um golpe para se manter no cargo após perder as eleições de 2022. O julgamento deve começar em setembro.

O Datafolha também constatou que 43% acreditam que a Justiça trata Bolsonaro com mais rigor que outros políticos, 37% enxergam tratamento igual e 13% veem favorecimento.

A situação remete à prisão do presidente Lula em 2018, quando 54% da população apoiou a decisão. No caso de Bolsonaro, 55% dizem apoiar as medidas cautelares impostas antes da prisão domiciliar.

Bolsonaro nega as acusações e afirma ser alvo de perseguição política.

Bookmark

Mais Matérias

15 ago 2025
Ele é investigado por exploração e exposição indevida de menores de idade em conteúdos veiculados em suas redes sociais
15 ago 2025
O pedido foi feito ao presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin, colegiado responsável pela análise da ação
15 ago 2025
Gerson não apenas mantém viva a fagulha criativa, como também reflete sobre os caminhos trilhados pela música desde então
14 ago 2025
Entre os detidos, estão um segurança de um dos líderes da facção na área e um ladrão de cargas que estava foragido da Justiça
14 ago 2025
Fachin foi indicado ao STF pela ex-presidente Dilma Rousseff em 2015

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário