Skip to content Skip to footer

Pesquisa Datafolha aponta que maioria aprova prisão domiciliar de Bolsonaro

Entre os mais jovens, de 16 a 24 anos, a aprovação chega a 60%. (Foto: Carolina Antunes/PR)

Uma nova pesquisa do Datafolha aponta que pouco mais da metade dos brasileiros (51%) concorda com a prisão domiciliar determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Para 53% dos entrevistados, Moraes tem agido dentro da lei.

O levantamento foi feito nos dias 11 e 12 de agosto, ouvindo 2.002 pessoas em 113 cidades. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. Segundo o instituto, 87% da população ficou sabendo da decisão: 30% dizem estar bem informados, 42% mais ou menos e 15% conhecem poucos detalhes.

Mesmo com maioria favorável, 42% discordam da medida, 4% não souberam opinar e 3% se mostraram indiferentes. Entre os mais jovens, de 16 a 24 anos, a aprovação chega a 60%. Já no Sul, reduto eleitoral de Bolsonaro, a maioria (51%) considera a prisão injusta.

Moraes determinou a prisão em 4 de agosto, alegando que Bolsonaro descumpriu uma medida cautelar ao participar, de forma virtual, de um ato político, o que estava proibido. O ex-presidente é acusado de tentar articular um golpe para se manter no cargo após perder as eleições de 2022. O julgamento deve começar em setembro.

O Datafolha também constatou que 43% acreditam que a Justiça trata Bolsonaro com mais rigor que outros políticos, 37% enxergam tratamento igual e 13% veem favorecimento.

A situação remete à prisão do presidente Lula em 2018, quando 54% da população apoiou a decisão. No caso de Bolsonaro, 55% dizem apoiar as medidas cautelares impostas antes da prisão domiciliar.

Bolsonaro nega as acusações e afirma ser alvo de perseguição política.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário