Skip to content Skip to footer

Peça teatral “Somos Racionais”, inspirada na obra do Racionais MC’s estreia com jovens atores em cena

(Foto: Foguinho/Imprensa SMetal)

A peça teatral “Somos Racionais”, inspirada na obra do icônico grupo Racionais MC’s, chega a Campinas para duas apresentações especiais. O espetáculo, concebido pela Cia Itage, terá uma sessão no Teatro Castro Mendes e outra na Casa de Cultura Tainã.

A montagem tem como principal fonte de inspiração o seminal álbum “Sobrevivendo no Inferno” (1998) e o livro homônimo de 2018, mas também dialoga com outras obras do grupo. Em cena, a companhia dá vida a trechos marcantes do disco, que construiu um legado ao narrar, sob a perspectiva dos presos, a trágica realidade do Massacre do Carandiru.

Reconhecido como um dos melhores da música brasileira pela revista Rolling Stone, o álbum ganha novas camadas de significado na adaptação teatral. O espetáculo, que está em cartaz desde 2021, recentemente foi honrado com uma apresentação especial durante a cerimônia em que a Unicamp concedeu o título de Doutor Honoris Causa aos Racionais MC’s – universidade que, desde 2020, inclui a obra em sua lista de leituras obrigatórias para o vestibular.

Cia Itage é um coletivo campineiro formado por atores e atrizes negros e periféricos, o que confere ainda mais autenticidade e profundidade à encenação.

Não perca!

📅 PRIMEIRA APRESENTAÇÃO:
Data: Quarta-feira, 10 de Setembro de 2025
Horário: 19h30
Local: Teatro Castro Mendes
Endereço: Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial, Campinas – SP
Ingressos: R$ 10,00 (meia) a R$ 20,00 (inteira)
Vendas: Sympla – [Somos Racionais – CIA ITAGE em Campinas](link do evento)

📅 SEGUNDA APRESENTAÇÃO:
Data: Sábado, 13 de Setembro de 2025
Programação: Portões às 18h | Início do espetáculo às 19h
Local: Casa de Cultura Tainã
Endereço: Rua Inhambu, 645 – Vila Padre Manoel da Nóbrega, Campinas – SP

Garante seu ingresso e prestigie este trabalho potente que celebra uma das obras mais importantes da cultura brasileira.

Bookmark

Mais Matérias

Na época dos ataques, ministro afirmou que a Corte iria “se valer dos instrumentos constitucionais para punir os responsáveis”.
De acordo com os números, nesse período, ministro acatou apenas 0,84% dos pedidos avaliados por ele, o que é um dos índices mais baixos do STF.
Voto do ministro Luiz Fux trouxe exatamente os elementos jurídicos que os advogados do ex-presidente buscavam para tentar contestar a condenação
10 set 2025
A sessão especial acontece às 20h30 no Kinoplex Amazonas Shopping
Na época, ministro entendeu que não houve prejuízo para a defesa de Lula, o que teria eliminado a necessidade de julgamento da suspeita de Moro

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário