A Invasores Companhia Experimental de Teatro Negro celebra 25 anos de trajetória com apresentações gratuitas do espetáculo “Eu e Ela: visita a Carolina Maria de Jesus”. Idealizado, escrito e interpretado por Dirce Thomaz, diretora artística do grupo, o espetáculo presta homenagem à escritora mineira, autora da obra-prima Quarto de Despejo (1960).
A montagem propõe uma releitura da obra de Carolina, inspirada também no curta-metragem O Papel e o Mar (2010), de Luiz Antonio Pilar, que imagina um encontro fictício entre a autora e João Cândido Felisberto, o Almirante Negro da Revolta da Chibata. Em 13 cenas, Dirce entrelaça memória, cultura e desigualdade social, conduzindo o público pelo universo literário e musical dessa importante voz negra da literatura brasileira.
Carolina é um oásis. Muitos de seus textos ainda precisam ser descobertos. Ela foi uma mulher livre — teve três filhos, não foi casada, foi professora — mas por ter morado na favela, ficou conhecida apenas como ‘a escritora favelada’. Por que o lugar onde moram os artistas é uma questão só quando se trata dela?
reflete Dirce Thomaz.
A circulação do espetáculo é realizada por meio do 20º Programa Zé Renato de Teatro para a Cidade de São Paulo e marca também os oito anos de estreia de “Eu e Ela”. A iniciativa reforça o compromisso do grupo com a valorização do pensamento negro, das vozes indígenas e quilombolas, e do teatro como espaço de resistência e memória.
PROGRAMAÇÃO GRATUITA:
- 16/09, 16h
Centro Cultural Santo Amaro (Teatro Leopoldo Froes)
Av. João Dias, 822 – Santo Amaro - 26/09, 14h30
EMEF Dom Pedro I
Praça Pres. Jânio da Silva Quadros, 316 – Jardim Japão - 30/09, 20h
CEU São Miguel – Luiz Melodia
Rua José Ferreira Crespo, 475 – Jd. São Vicente