Skip to content Skip to footer

PEC da Blindagem enfrenta rejeição na CCJ do Senado

Senador Alessandro Vieira (MDB-SE). (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

Otto Alencar (PSD-BA), que preside a Comissão de Constituição e Justiça do Senado, confirmou a escolha do senador Alessandro Vieira (MDB-SE) como relator da PEC da Blindagem. O texto, articulado por partidos do Centrão, pretende reforçar a proteção de parlamentares diante de investigações criminais, resgatando dispositivos que fizeram parte da Constituição entre 1988 e 2001.

Segundo Otto, a escolha de Vieira se deu pelo perfil jurídico do senador, delegado de carreira e membro atuante da CCJ. O parecer deve ser apresentado nesta quarta-feira (25) e será pela rejeição da proposta. O presidente da comissão declarou que o relator atuará para encerrar de vez o que classificou como um “equívoco parlamentar”.

Vieira confirmou a posição nas redes sociais, destacando que o texto traz prejuízos sérios à democracia e ao combate à corrupção. Para ele, a PEC representa um retrocesso ao recriar barreiras que já blindaram parlamentares no passado — quando, em mais de 250 pedidos de investigação, apenas um foi autorizado pelo Congresso.

A proposta em discussão também prevê estender o foro privilegiado a presidentes nacionais de partidos com representação no Congresso e mudar a forma como são avaliadas prisões em flagrante de parlamentares. Hoje, a decisão é tomada em votação aberta; pela PEC, passaria a ser secreta, sem registro nominal.

Apesar do parecer contrário na CCJ, a PEC pode seguir para votação no plenário do Senado, onde ainda encontra resistências. Otto Alencar já antecipou que não vê chances de aprovação.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

24 set 2025

Pinacoteca do Ceará inaugura exposição que explora o corpo em múltiplas dimensões

Com mais de cem obras de 48 artistas consagrados, “Corpos explícitos, corpos ocultos” ocupa a Pinacoteca do Ceará e propõe uma imersão no corpo
24 set 2025

Com atraso, Tarcísio admite que manifestações contra “PEC da Bandidagem” refletem vontade popular

Apesar do discurso, 93% dos deputados do Republicanos, partido de Tarcísio, votou a favor da PEC
24 set 2025

Senado atropela Câmara e aprova isenção de IR até R$ 5 mil

Texto relatado pelo senador Renan Calheiros (MDB-PE), em resposta à demora dos deputados em votar a matéria
24 set 2025

Após manifestações, Senado enterra de vez a “PEC da Bandidagem”

Patrocinada pelo Centrão e bolsonaristas, proposta foi barrada após protestos do último domingo em todas as capitais
24 set 2025

Dívida de Minas Gerais aumenta mais de 60% no governo Zema

Total da dívida de Minas chegou a quase R$ 200 bilhões com governador do Novo no poder

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário