Skip to content Skip to footer

Paraíso do Rock 2025 celebra 14 anos de diversidade musical e cultural em Paraíso do Norte, no Paraná

A imagem mostra Otto vestido com uma camiseta preta num fundo branco.
Otto. (Foto: Marcus Steinmayer)

De 16 a 18 de outubro, Paraíso do Norte, município com pouco mais de 14 mil habitantes no noroeste do Paraná, recebe a 14ª edição do Paraíso do Rock, um dos festivais independentes mais importantes do Sul do país, reunindo artistas do Brasil, Argentina e Uruguai, além de convidados do cenário literário. São três dias de programação gratuita, com shows, bate-papos, camping e estacionamento liberados.

Entre os destaques da programação estão nomes como Otto; Lucio Maia; e o projeto paraense Felipe e Manoel Cordeiro. Também se apresentam a banda argentina Lucho al Ataque e os uruguaios Buitres; o grupo feminino paulista The Monic; os londrinenses Búfalos d’Água; e a Guglielmi Blues Band, de Paranavaí.

Programação

O festival abre nesta quinta-feira (16), às 19h, na Casa da Cultura, com uma noite dedicada à música e à literatura. Os escritores e jornalistas Leonardo Vinhas e Jotabê Medeiros participam de um bate-papo sobre suas obras e lançam novos títulos: Vinhas apresenta O Evangelho segundo Odair, biografia de Odair José, e o pré-lançamento de Ira! e a revolução psicoacústica; Medeiros lança A Culpa é do Lou Reed e antecipa sua biografia sobre Luiz Gonzaga.

Na sequência, às 21h, a banda Combo Duarte, da região, se apresenta com um espetáculo que une performance, poesia e música inspirada nos personagens e histórias das obras apresentadas.

Buitres. Foto: Divulgação.

A festa do rock continua na sexta (17) e sábado (18), a partir das 22h, no CTG São Jorge, espaço que se tornou o coração do festival. O público poderá conferir shows de artistas nacionais e internacionais, em um ambiente que celebra o espírito comunitário e a liberdade criativa que marcam o evento desde sua origem.

Sobre o festival

Criado em 2008, o Paraíso do Rock nasceu de forma inusitada. No mesmo ano em que assumiu a prefeitura, Beto Vizzotto convidou a banda curitibana Terminal Guadalupe para tocar na festa de aniversário de seu filho. O sucesso do evento foi tanto que a celebração virou festival e nunca mais saiu do calendário cultural do município.

Com o tempo, o festival expandiu fronteiras e estilos. Apesar do “rock” no nome, o evento sempre buscou misturar sonoridades e promover o intercâmbio entre artistas do Norte e Nordeste do Brasil e dos países vizinhos. Ao longo dos anos, o palco de Paraíso do Norte recebeu nomes como Siba, Maciel Salu, Banda Eddie, Matanza, Nevilton, Buenos Muchachos, Molina y Los Cósmicos, Trotsky Vengarán, Deficiente, Valle de Muñecas, El Zombie, Bestia Bebé, Bidê ou Balde, Cachorro Grande, e até o australiano Jarrah Thompson.

Mais do que um evento musical, o Paraíso do Rock é um projeto comunitário. Todo o lucro arrecadado é revertido para o CEMIC (antiga Associação de Proteção à Maternidade e à Infância), que realiza atividades educacionais no contraturno escolar.

Bookmark

Redação BFC

Mais Matérias

17 dez 2025

Congresso inimigo do povo: Senado aprova PL da Dosimetria e Bolsonaro pode sair da prisão em dois anos e pouco

Líder da federação PT, PCdoB e PV na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (PT-RJ), disse em uma rede social que vai recorrer ao Supremo

Comissão do Senado aprova “PL da Dosimetria” que reduz pena de Bolsonaro

PT vai recorrer ao Supremo contra manobra de senadores para evitar que o projeto volte à Câmara
17 dez 2025

Memória: em vídeo de 2002, Zezé Di Camargo aparece ao lado de Lula comemorando eleição de petista

Imagens mostram o sertanejo visitando a sede do PT em São Paulo em 30 de outubro para celebrar o resultado eleitoral
17 dez 2025

Supersalários: sob sigilo, CNJ autoriza “penduricalho” bilionário a juízes do Paraná

Cifra bilionária é explicada pelo período de abrangência, já que a decisão reconhece o direito ao pagamento retroativo desde 2015
17 dez 2025

Após ataques de Zezé Di Camargo, SBT é alvo de boicote de bolsonaristas

Extremistas alegam que SBT teria “mudado de lado” para se aproximar do governo Lula e do Judiciário

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário