Skip to content Skip to footer

Os assustadores casos de intoxicação por metanol em São Paulo

Metanol
(Foto: Adobe Stock/Reprodução)

Nas últimas semanas, ao menos nove pessoas foram intoxicadas por metanol após consumir bebidas alcoólicas adulteradas em São Paulo. O levantamento foi feito pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, que classificou o número de ocorrências como fora do padrão.

Diferentemente de registros anteriores, geralmente associados ao uso intencional da substância em situações de vulnerabilidade social, esses novos episódios ocorreram em bares e festas, envolvendo destilados como gin, uísque, vodca e outras bebidas.

Risco real e imediato

O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campinas (Ciatox-SP) alertou que o consumo de metanol pode levar a sintomas como visão embaçada, dores de cabeça intensas, náuseas e até perda de consciência. Em casos graves, a intoxicação provoca cegueira, coma ou morte.

Segundo especialistas, o perigo aumenta porque o metanol se parece com o álcool comum: tem o mesmo aspecto e sabor, e seus efeitos iniciais são semelhantes aos da embriaguez. O problema surge horas depois, quando o fígado metaboliza a substância em compostos altamente tóxicos, capazes de causar danos irreversíveis ao cérebro e aos olhos.

Medidas do governo

Diante da situação, o Ministério da Justiça emitiu uma recomendação a bares, restaurantes e distribuidores para reforçar o controle de origem das bebidas. As orientações incluem:

  • Desconfiar de preços muito abaixo do mercado;
  • Checar lacres e rótulos contra sinais de adulteração;
  • Atentar para odores estranhos, parecidos com solventes;
  • Encaminhar imediatamente clientes com sintomas suspeitos para atendimento médico.

A população também pode acionar o Disque-Intoxicação (0800 722 6001), serviço da Anvisa disponível 24 horas.

Indústria reage

A Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) informou que mais de 160 mil produtos falsificados foram apreendidos em 2025 em operações de combate ao comércio ilegal de álcool. A entidade reforça a importância da compra segura e da denúncia de irregularidades.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário