Skip to content Skip to footer

Operação luneta: militar confirma que plano para prender Moraes foi feito no exército

Segundo o tenente-coronel, o documento apreendido pela PF em sua casa, não tratava de uma Operação Luneta para dar um golpe de Estado, mas de um “desenho operacional” destinado a indicar cenários futuros sobre acontecimentos de interesse militar. (Foto: Youtube/Reprodução)

O tenente-coronel alegou se tratar de “desenho operacional” sobre acontecimentos de interesse militar

O tenente-coronel do Exército Hélio Ferreira Lima revelou na última segunda-feira (28), em depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF), que o plano para prender o ministro Alexandre de Moraes era na verdade um documento de inteligência militar destinado à construção de cenários para o comando da 6ª Divisão do Exército, em Porto Alegre (RS). 

Preso há 9 meses, Lima foi interrogado como réu do núcleo 3 da trama golpista. O militar alegou que um dos “cenários” projetados por ele seria sobre a possibilidade do relatório de fiscalização das Forças Armadas, produzido pelo Ministério da Defesa no fim de 2022, apontar uma fraude nas eleições.

Segundo o tenente-coronel, o documento apreendido pela PF em um pen drive após buscas em sua casa, nomeado “des.op.Luneta”, não tratava de uma Operação Luneta para dar um golpe de Estado, mas de um “desenho operacional” destinado a indicar cenários futuros sobre acontecimentos de interesse militar. 

Um dos objetivos previstos no documento era “neutralizar a capacidade de atuação do Min AM”, em clara referência a Alexandre de Moraes. O texto também previa “realizar a prisão preventiva dos juízes supremos (sic) considerados geradores de instabilidade”.

O militar também negou que tenha ido a Brasília para monitorar Moraes. Ele alegou que foi à capital federal na época dos fatos para “mobiliar o apartamento dos filhos” que estudavam em uma universidade da cidade.

Bookmark

Redação BFC

Mais Matérias

01 out 2025

A banda que lançou um álbum chamado “Lula” em plena era Bolsonaro

Em 2021, grupo de rock alternativo de MG, Lupe de Lupe, desafiou o bolsonarismo com um disco em que o petista representava uma síntese do Brasil
02 out 2025

Pianista brasileiro morto pela ditadura argentina é homenageado

Tenório Jr desapareceu em 1976, quando participava de turnê com Vinícius de Moraes
02 out 2025

Desde 2021, 9,5 milhões de brasileiros saíram da pobreza

Número equivale a três vezes a população de Brasília; aumento da renda do trabalho foi fator mais importante
02 out 2025

“Ruas” enquadram deputados e dão maior vitória a Lula

Ao forçar a votação da “PEC da Bandidagem” e da anistia, oposição acendeu a ira popular e teve que recuar
02 out 2025

Filha de influenciadora condenada por abuso infantil narra jornada de trauma e superação em livro

Shari Franke, filha mais velha de Ruby Franke, lança A casa da minha mãe, obra em que expõe os bastidores de uma vida marcada por violência
02 out 2025

Cantor Hungria Hip Hop é internado em Brasília com suspeita de intoxicação por metanol

Cantor Hungria Hip Hop é internado em Brasília com suspeita de intoxicação por metanol

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário