Skip to content Skip to footer

Operação luneta: militar confirma que plano para prender Moraes foi feito no exército

Segundo o tenente-coronel, o documento apreendido pela PF em sua casa, não tratava de uma Operação Luneta para dar um golpe de Estado, mas de um “desenho operacional” destinado a indicar cenários futuros sobre acontecimentos de interesse militar. (Foto: Youtube/Reprodução)

O tenente-coronel alegou se tratar de “desenho operacional” sobre acontecimentos de interesse militar

O tenente-coronel do Exército Hélio Ferreira Lima revelou na última segunda-feira (28), em depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF), que o plano para prender o ministro Alexandre de Moraes era na verdade um documento de inteligência militar destinado à construção de cenários para o comando da 6ª Divisão do Exército, em Porto Alegre (RS). 

Preso há 9 meses, Lima foi interrogado como réu do núcleo 3 da trama golpista. O militar alegou que um dos “cenários” projetados por ele seria sobre a possibilidade do relatório de fiscalização das Forças Armadas, produzido pelo Ministério da Defesa no fim de 2022, apontar uma fraude nas eleições.

Segundo o tenente-coronel, o documento apreendido pela PF em um pen drive após buscas em sua casa, nomeado “des.op.Luneta”, não tratava de uma Operação Luneta para dar um golpe de Estado, mas de um “desenho operacional” destinado a indicar cenários futuros sobre acontecimentos de interesse militar. 

Um dos objetivos previstos no documento era “neutralizar a capacidade de atuação do Min AM”, em clara referência a Alexandre de Moraes. O texto também previa “realizar a prisão preventiva dos juízes supremos (sic) considerados geradores de instabilidade”.

O militar também negou que tenha ido a Brasília para monitorar Moraes. Ele alegou que foi à capital federal na época dos fatos para “mobiliar o apartamento dos filhos” que estudavam em uma universidade da cidade.

Bookmark

Redação BFC

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário