Uma semana após a megaoperação que deixou mais de 120 mortos no Rio de Janeiro, a Polícia Civil da Bahia deflagrou nesta terça-feira (4) uma nova ofensiva contra o Comando Vermelho. Batizada de Operação Freedom, a ação tem como alvo o braço armado e financeiro da facção no estado e já resultou em 33 prisões na Bahia e duas no Ceará.
Mais de 400 agentes civis e militares participam da operação, que cumpre 90 mandados judiciais em bairros de Salvador, como Liberdade, Uruguai, Pernambués, Narandiba e Areia Branca, além de cidades do interior e da Região Metropolitana de Fortaleza. A Justiça também determinou o bloqueio de 51 contas bancárias ligadas ao grupo, apontado por homicídios e pela expansão do tráfico na capital baiana.
Entre os presos estão Luís Lázaro Santana Alves, o “LL”, de 32 anos, e Marielle Silva Santos, de 31, localizados no município cearense de Eusébio. O casal é apontado como responsável pela logística de drogas e armas, além de coordenar crimes nos dois estados.
- PCC se une a cartel internacional na Bolívia
- Banco Central fecha o cerco contra contas usadas pelo crime organizado
- Operação da PF mira grupo que blindava R$ 1,4 bi em desvios de emendas
Segundo o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), as prisões devem ajudar a esclarecer cerca de 30 assassinatos em Salvador. As investigações mostram que o Comando Vermelho se expandiu para 25 estados brasileiros e o Distrito Federal, consolidando-se como uma das maiores redes criminosas do país.
A Operação Freedom é parte do esforço das forças de segurança para conter o avanço nacional da facção, que, segundo autoridades, tem usado os grandes complexos do Rio como base para comandar o tráfico em outras regiões.
Bookmark