Skip to content Skip to footer

Operação Contenção prende “Mentor de Barricadas” e mira rede financeira do Comando Vermelho

Mentor das Barricadas
(Foto: PCERJ/Divulgação)

A Polícia Civil do Rio deflagrou, nesta terça-feira (18), uma nova fase da Operação Contenção, que resultou na prisão de Cosme Rogério Ferreira Dias, conhecido como “Mentor de Barricadas”. Ele foi detido em um condomínio de luxo no Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste da capital, junto da companheira, Cyntia dos Santos Ferreira.

Ao todo, 16 pessoas foram presas até o fim da manhã. A ação integra um esforço permanente para conter a expansão territorial do Comando Vermelho (CV). Dessa vez, em bairros nobres, nenhum tiro foi disparado.

Apresentado publicamente como empresário da reciclagem, Cosme é apontado pelos investigadores como responsável por organizar o caixa paralelo da facção, operando esquemas de lavagem de dinheiro e abastecendo a logística que mantém barricadas erguidas em áreas dominadas pelo CV.

Os agentes apreenderam veículos blindados de alto padrão — entre eles, uma Hilux e um BMW, e cumpriram 41 mandados de prisão e 94 de busca e apreensão em três estados: Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Parte central da ofensiva foi a interdição de oito ferros-velhos que, segundo a polícia, funcionavam como fachada para receptação de cobre furtado e movimentações financeiras clandestinas.

Esses estabelecimentos seriam responsáveis por financiar a construção e reconstrução de barreiras, sustentar equipes armadas e dar suporte a pontos de venda de drogas. As análises da Delegacia de Roubos e Furtos revelaram que o grupo movimentou mais de R$ 217 milhões entre 2022 e 2024, valor considerado incompatível com a atividade formal declarada.

A Justiça determinou o bloqueio integral de bens e valores, além do sequestro de imóveis de luxo e veículos ligados aos investigados. Os responsáveis legais das empresas foram afastados para impedir a continuidade das operações ilícitas. Segundo o secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, a ação representa “um golpe direto na espinha econômica” do CV e busca reduzir a capacidade de expansão territorial do grupo.

A ofensiva ocorre um dia após o governo estadual anunciar a Operação Barricada Zero, que pretende remover 16 mil obstáculos instalados em vias do Grande Rio. O caso segue em investigação.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário