Skip to content Skip to footer

Novo presidente da CBF e deputada do MDB são alvos de ação da PF

Samir Xaud e Helena da Asatur. (Foto: Flick/ALE-RR/Reprodução)

A Polícia Federal deflagrou na última quarta-feira (30) a Operação Caixa Preta, que apura um suposto esquema de compra de votos nas eleições municipais de 2024 em Roraima. Entre os alvos estão o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud; além da deputada federal Helena da Asatur (MDB) e seu marido, o empresário Renildo Lima.

A investigação ganhou força após Lima ser preso em flagrante em setembro de 2024 com R$ 500 mil em espécie. Parte do valor foi encontrado na cueca do empresário. Agentes apontam para um suposto esquema de financiamento ilegal de campanhas em troca de benefícios políticos.

Agentes revistaram a residência de Xaud no Rio de Janeiro e a sede da CBF. Em nota, a entidade afirmou que a operação “não tem relação com o futebol brasileiro” e que seu presidente “não é o centro das apurações”.

A PF cumpriu ainda mandados contra o superintendente do DNIT em Roraima, Igo Brasil, e outros seis investigados. A deputada Helena da Asatur teve seu gabinete no Congresso Nacional alvo de buscas. A Justiça determinou o bloqueio de R$ 10 milhões nas contas dos envolvidos.

Bookmark

Mais Matérias

13 ago 2025
Entre os 55 assassinatos, 78% das vítimas eram homens cisgêneros, 36,4% eram negras e 34,5% indígenas
13 ago 2025
Cerimônia realizada em Brasília apresentou todos os detalhes do programa que vai tentar minimizar os impactos dos ataques contra a economia brasileira
13 ago 2025
Corrida eleitoral pelas duas vagas que o Estado de Minas Gerais terá ao Senado em 2026 já mostra aquecimento
13 ago 2025
Bolsonarista aparece na frente em dois cenários testados pelo Instituto Ver
13 ago 2025
Inspirado em eventos internacionais, o encontro se espalha por cidades que integram o bioma da Mata Atlântica no Paraná

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário