Skip to content Skip to footer

Nova pesquisa Genial/Quaest mostra estabilidade na avaliação do governo Lula

Aprovação de Lula
(Foto: Ricardo Stuckert/PR)

A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (8) aponta um cenário de estabilidade na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O levantamento mostra que 48% dos brasileiros aprovam o governo, enquanto 49% o desaprovam — um empate técnico dentro da margem de erro de dois pontos percentuais.

Os números mantêm a tendência observada em setembro, quando 46% aprovavam e 51% desaprovavam a gestão. Desde maio, Lula vinha apresentando uma recuperação gradual após queda nos primeiros meses do ano.

O apoio ao governo segue concentrado no Nordeste, onde 62% avaliam positivamente a administração, contra 36% que desaprovam. Já no Sudeste, o presidente registra leve melhora: a aprovação subiu de 41% para 44%, enquanto a desaprovação caiu de 55% para 52%. No Sul, o movimento também é positivo, com queda de 60% para 56% na rejeição.

Ao avaliar o desempenho do governo, 37% dos entrevistados consideraram a gestão ruim, 33% a avaliaram de forma positiva e 27% disseram que o trabalho é regular. A percepção de que o governo está “pior do que o esperado” caiu de 50% em setembro para 45% em outubro, enquanto 25% acreditam que está melhor do que imaginavam.

A pesquisa também investigou o cumprimento de promessas de campanha: 32% consideram que Lula tem conseguido entregar o que prometeu, e 63% dizem o contrário.

O levantamento foi feito entre os dias 2 e 5 de outubro, com 2.004 entrevistas presenciais em todo o país. O nível de confiança é de 95%, e a margem de erro é de dois pontos percentuais.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário