Skip to content Skip to footer

Nelson Motta ganha cinebiografia que vai narrar aspectos de sua intensa trajetória na música brasileira

Nelson Motta ganha cinebiografia que vai narrar aspectos de sua intensa trajetória na música brasileira

Nelson Motta, um dos nomes mais influentes da cultura brasileira, terá sua trajetória adaptada para os cinemas. O longa será baseado em seu livro “De cu pra lua”, autobiografia lançada em 2020, e contará com direção de Lírio Ferreira, produção de Gláucia Camargos e roteiro de Walter Macedo Filho.

Jornalista, escritor, compositor e produtor musical, Nelson construiu uma carreira que atravessa diferentes linguagens e formas de arte: da literatura à televisão, da música ao jornalismo. A cinebiografia vai transformar em imagens a intensidade de uma vida marcada pela criatividade e pelo movimento constante. Lírio Ferreira comentou o novo projeto, “Quando eu era menino, vi Nelson Motta na televisão e queria ser como ele. Um sujeito dócil, inteligente, carismático, bonito e que sabia de tudo. Daí sinto uma honra tamanha poder olhar e se aproximar dessa figura que embala tantas pessoas. A partir desse instante, começo a me achar também um sujeito de sorte”.

Na obra literária, cujo título completo é “De cu pra lua: Dramas, comédias e mistérios de um rapaz de sorte”, lançada durante a pandemia, Motta revisita memórias pessoais e profissionais. Em tom íntimo e bem-humorado, remonta episódios de sua juventude, memórias afetivas e momentos que atravessam diferentes épocas da música, do jornalismo, da televisão, da literatura e do entretenimento nacional, que se misturam à história recente do Brasil em suas dimensões culturais, políticas e sociais. Nelson Motta falou sobre a expectativa de ver sua biografia adaptada para o cinema: “Que as pessoas se divirtam acompanhando minha trajetória movida a sorte – e esforço – e seus mistérios. A vida me deu muito e me alegro em compartilhar.”

Nelson também comentou o que ele mais gostaria de ver na tela: “queria ver retratado o meu amor pela aventura e o risco e com o que me ensinou mesmo quando deu errado, e fui aprendendo com o humor.”

A produtora Gláucia Camargos também celebrou a parceria, ressaltando a alegria de poder produzir mais um projeto que fala do Brasil e dos bons brasileiros. “Admiro o Nelson e está sendo um prazer essa convivência. Agradeço ao Walter Macedo essa brilhante ideia e estou feliz em estender a minha parceria com o Lírio”. Glaucia e Lírio estão juntos na adaptação para o cinema da obra de Ferreira Gullar, “Rabo de Foguete”, que será filmado em 2026 no Brasil e na Rússia.

Sobre o livro “De cu pra lua”

O título (um pouco provocativo) polarizou reações, mas virou ponto de interesse. A obra foi recebida com entusiasmo por leitores e crítica, consolidando-se como um registro afetivo e, ao mesmo tempo, histórico da vida de Nelson Motta. Desde seu lançamento em outubro de 2020 pela Editora Estação Brasil, “De cu pra lua”, esteve em ranking de mais vendidos da publicação PublishNews, na categoria “Geral / Mais Vendidos”. Em matérias de crítica e cultura, o livro foi descrito como um relato sincero, rico em memórias e mistérios da “sorte”, com narrativa em terceira pessoa — elementos que chamam a atenção e geram boa recepção literária.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Mais Matérias

01 out 2025

A banda que lançou um álbum chamado “Lula” em plena era Bolsonaro

Em 2021, grupo de rock alternativo de MG, Lupe de Lupe, desafiou o bolsonarismo com um disco em que o petista representava uma síntese do Brasil
02 out 2025

Pianista brasileiro morto pela ditadura argentina é homenageado

Tenório Jr desapareceu em 1976, quando participava de turnê com Vinícius de Moraes
02 out 2025

Desde 2021, 9,5 milhões de brasileiros saíram da pobreza

Número equivale a três vezes a população de Brasília; aumento da renda do trabalho foi fator mais importante
02 out 2025

“Ruas” enquadram deputados e dão maior vitória a Lula

Ao forçar a votação da “PEC da Bandidagem” e da anistia, oposição acendeu a ira popular e teve que recuar
02 out 2025

Filha de influenciadora condenada por abuso infantil narra jornada de trauma e superação em livro

Shari Franke, filha mais velha de Ruby Franke, lança A casa da minha mãe, obra em que expõe os bastidores de uma vida marcada por violência
02 out 2025

Cantor Hungria Hip Hop é internado em Brasília com suspeita de intoxicação por metanol

Cantor Hungria Hip Hop é internado em Brasília com suspeita de intoxicação por metanol

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário