Além dos shows, evento contará com uma feira de moda, gastronomia e artesanato. Expectativa da organização é reunir mais de três mil pessoas ao longo do dia
Com entrada gratuita e programação inteiramente dedicada à valorização da cultura afro-brasileira, o Festival Afro de Curitiba chega à sua segunda edição no domingo (10), na Praça Zumbi dos Palmares, no bairro Pinheirinho. A grande atração do festival é a cantora, compositora e atriz Negra Li, uma das vozes mais importantes da música negra nacional.
Também sobem ao palco a bailarina e performer Majo Farias, o grupo de percussão Princesas do Ritmo, a sambista Jay de Oyá e a DJ Mitay. A programação se estende das 13h30 às 20h. A expectativa da organização é reunir mais de três mil pessoas ao longo do dia.
- Marisa Monte une banda e orquestra em turnê inédita pelo Brasil
- Mel Lisboa estrela musical sobre Rita Lee, que chega a Curitiba para duas apresentações no Teatro Guaíra
- Criolo celebra 50 anos com show inédito na Ópera de Arame, em Curitiba
Além dos shows, o evento contará com uma feira de moda, gastronomia e artesanato feita quase que exclusivamente por empreendedores negros. A expectativa é de que a feira movimente mais de R$ 60 mil.
Sobre a previsão do tempo curitibana, conhecida por suas reviravoltas, mesmo em caso de chuva, o evento está confirmado.
Acontece do mesmo jeito
garante Will Amaral, vice-presidente do Instituto Afro Brasil do Paraná.
O palco é coberto. Não teremos tenda para o público, mas aí é só encarar como carnaval
brinca.
Realização
O Festival é realizado pelo Instituto Afro Brasil do Paraná, responsável também pela Feira Afro da Zumbi, que acontece mensalmente no mesmo local desde 2017 e está prestes a ser reconhecida pela Câmara de Vereadores como patrimônio cultural imaterial de Curitiba.
O Festival é fruto deste trabalho que o Instituto faz há anos
conta Amaral.
Sem a Feira Afro não haveria Festival
declarou.
A primeira edição do Festival Afro de Curitiba aconteceu no ano passado, com Leci Brandão como atração principal. Em 2025, o evento traz como novidade a gestão de resíduos, realizada pela Associação dos Recicladores Emanuel, de Colombo, município na Região Metropolitana de Curitiba.
A ideia é reciclar, inclusive, o óleo de cozinha que será utilizado pelos expositores pra fritar pastel e acarajé, por exemplo
explica Will.
BookmarkNão podemos ainda dizer que o evento é 100% sustentável, mas estamos caminhando pra isso, provavelmente no próximo ano
concluiu.