Natura Musical lança “Quando Sai”, o novo single da cantora e compositora Elisa Maia. A faixa antecipa seu aguardado álbum de estreia, previsto para os próximos meses, e revela a força narrativa da artista, mostrando como o processo criativo transformou seu olhar e deu forma à sua própria história. O single chega acompanhado de videoclipe dirigido por Victor Kaleb e Ramon Ítalo.
Composta antes da pandemia e resgatada no processo do novo disco, “Quando Sai” marca um ponto de virada na trajetória de Elisa.
Ela nasceu sem que eu soubesse as motivações na época, sem perceber que meu ‘mundo conhecido’ estava começando a desabar para que eu renascesse em outro
afirma a artista, que celebra 20 anos de carreira neste momento de consolidação de linguagem e amadurecimento criativo.
A canção evidencia a força da escrita como eixo central do trabalho de Elisa Maia. Inspirada em diários e anotações pessoais, retratados no videoclipe, a artista transforma reflexões em música, escrevendo sua história e construindo sua própria narrativa. Nesse processo, revela seu olhar sobre o mundo, imprimindo nas melodias e letras a potência de uma criação marcada pelo autoconhecimento e pelo poder das palavras.
A produção musical é assinada por Ian Fonseca (Supercolisor), com direção artística de Estêvão Queiroga. O single reúne músicos de diferentes cidades do Brasil: Be-Atrz (baixo), Felipe Coimbra (guitarras), Beto Montrezol (bateria), Alv Lara (beatbox) e Malu Ribeiro (arranjos vocais).
Elisa grava todas as linhas vocais, que mesclam influências de rock, R&B e harmonias corais.
Mesmo com uma linha melódica grave e quase falada, gravei todas as vozes como se fossem a composição de um coral
explica.
A mixagem é de Rafaela Prestes e a masterização de Fernando Sanches.
A concepção parte da imagem de um mundo em ruínas. Letra, arranjos e timbres reforçam a sensação de instabilidade e transição.
Queria que o arranjo desse a impressão de um chão desmoronando, de vazio sob os pés. Mas ouvir a faixa em loop é, para mim, como ver a vida se reconstruindo, ressignificando corpo, sonhos, perdas e sentimentos – tudo em direção ao novo
disse.
Elisa Maia foi selecionada por Natura Musical, no Edital 2022, ao lado de nomes como Brisa Flow, Stefanie, Canto Sagrados Kariri-Xocó, Festival Latinidades, Circuito Manacaos, Malka Julieta e Quilombo Groove. Ao longo de 20 anos, o programa já ofereceu recursos para mais de 600 projetos, contemplando nomes consagrados como Emicida, Russo Passapusso, Antônio Carlos e Jocafi, Dona Onete e João Donato; artistas em ascensão como Linn da Quebrada e Rico Dalasam; além de projetos de registro e fomento de cenas, como Os Tincoãs e a Mostra Pankararu de Música.
- Carol Carmin apresenta o single “Meu Silêncio”
- Gal Costa, 80 anos: a voz que atravessou gerações e reinventou a música brasileira; relembre os melhores discos
- Fresno lança álbum ao vivo “Fresno – Ao Vivo No Rio” gravado na Fundição Progresso
SOBRE ELISA MAIA
A amazonense Elisa Maia é cantora, compositora e produtora cultural, com mais de uma década de atuação na cena musical independente. Desde o EP Ser da Cidade (2013), com o qual realizou uma turnê pioneira por seis capitais da região Norte em apenas dez dias, vem se destacando pela pluralidade sonora e pelo engajamento em movimentos culturais na região Amazônica.
Ativa no Coletivo Difusão desde 2011, Elisa está à frente dos festivais Até o Tucupi e Somas, com foco na juventude negra, mulheres e periferias. Entre 2020 e 2024, lançou uma série de singles com videoclipes, assumiu a produção musical de suas próprias faixas e assinou a direção artística de trabalhos de novos nomes da cena, como o EP da dupla de rap Lary Go & Strela (2021) e o álbum Anos Luz (2023), de Karen Francis.
Bookmark