Skip to content Skip to footer

“Não haverá eleição em 2026 sem anistia”, diz lunático Eduardo Bolsonaro

"Não haverá eleição em 2026 sem anistia", diz lunático Eduardo Bolsonaro

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) segue adotando um tom extremista e antidemocrático ao declarar que as eleições de 2026 não ocorrerão se o Congresso não aprovar um projeto de anistia para os condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro. A afirmação foi feita nesta quinta-feira (2/10), enquanto o parlamentar permanece nos Estados Unidos pleiteando sanções contra o Brasil.

Em suas declarações, Eduardo rejeitou a estratégia de aliados de aprovar o PL da Dosimetria — que revisa penas e poderia beneficiar seu pai — para depois modificar o texto em destaques de votação. Segundo ele, essa tática é uma “mentira” e não teria votos suficientes para ser bem-sucedida. “Cobre o seu deputado. Dosimetria, não. Destaque, não. Só anistia no texto-base”, exigiu.

A postura do ainda deputado tem causado tensão até entre figuras da extrema-direita no Congresso. Embora seus irmãos também defendam a anistia, Eduardo se destacou por ameaçar publicamente os presidentes da Câmara e do Senado e por anunciar sua pré-candidatura presidencial para 2026, mesmo contra a vontade de Jair Bolsonaro — movimento que fragmenta o campo aliado.

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, chegou a afirmar que uma candidatura de Eduardo “ajudaria a matar o pai”, declaração que o deputado classificou como “canalhice”.

No entanto, analisa-se que, mesmo que alguma proposta sobre o tema avance, será uma versão mais branda que a defendida pelos bolsonaristas e não será capaz de livrar Jair Bolsonaro de uma eventual prisão. O ambiente político atual é considerado desfavorável à pauta, com o Congresso buscando se distanciar de temas impopulares após os protestos de 21 de setembro.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário