Skip to content Skip to footer

Morte de jovem em ação policial levanta novas denúncias de violência em Curitiba

Polícia
(Foto: SESP/PR/Divulgação)

A morte de um jovem durante uma operação policial reacendeu o debate sobre a violência nas ações de segurança no bairro Parolin, em Curitiba. Yago, de 18 anos, morreu na manhã desta terça-feira (7) durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão conduzido pelas polícias Civil e Militar.

Segundo a versão oficial, ele estaria armado com uma pistola de uso restrito e teria atirado contra os agentes, que reagiram. A Polícia Civil afirma que Yago era um dos líderes de uma facção criminosa da região. Familiares e moradores, porém, contestam essa narrativa. Eles dizem que o jovem dormia em casa quando policiais invadiram a residência, o agrediram e o arrastaram até um barracão de materiais recicláveis, onde foi executado.

Um vídeo gravado por um celular mostra Yago ferido, vestindo apenas uma bermuda e coberto de sangue, pedindo por socorro. As imagens contradizem a versão de confronto apresentada pela polícia.

A operação faz parte de uma investigação sobre os disparos que atingiram o prédio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em maio, durante uma disputa entre facções. O delegado Osmar Dechiche afirma que o trabalho busca retirar armas e drogas das ruas e desarticular grupos criminosos.

Organizações de direitos humanos denunciam que casos como o de Yago vêm se repetindo no Parolin. Em setembro, moradores realizaram uma passeata pedindo o fim da repressão policial, após uma série de mortes em abordagens da PM.

Um ofício recente enviado ao Ministério Público pede intervenção urgente para conter o aumento da letalidade policial na região.

Confira abaixo o forte momento da abordagem:

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário