Morreu nesta terça-feira (9) Marcelo Nascimento da Rocha, conhecido nacionalmente como “Marcelo VIP”, um dos mais ousados e famosos golpistas do Brasil. Ele tinha 49 anos e faleceu em Curitiba (PR) em decorrência de uma doença crônica no fígado e complicações hepáticas.
Marcelo VIP ganhou notoriedade em 2001 ao se passar por Henrique Constantino, um dos fundadores da Gol Linhas Aéreas, durante uma festa em Recife (PE). O golpe foi tão convincente que ele chegou a conceder entrevistas a programas de TV e enganou celebridades como Amaury Jr., Ricardo Macchi, Marcos Frota e Carolina Dieckmann.
Ao longo da vida, acumulou condenações por estelionato, falsidade ideológica, associação ao tráfico e roubo de avião. Foi preso pelo menos 12 vezes e protagonizou seis fugas do sistema prisional. Sua trajetória inspirou o filme “VIPs – Histórias Reais de um Mentiroso”, de 2011, estrelado por Wagner Moura.
Nos últimos anos, após cumprir parte da pena em regime semiaberto, Marcelo VIP passou a atuar como palestrante e escritor, narrando sua vida de crimes e ardis. Apesar da tentativa de se reinventar, em 2018 foi preso novamente sob suspeita de forjar documentos para obter benefícios penais.
Bookmark