Skip to content Skip to footer

Morre em acidente aéreo no Pantanal o arquiteto chinês Kongjian Yu, pai do conceito de “cidades-esponja”

(Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

O renomado arquiteto paisagista chinês Kongjian Yu, criador do influente conceito de “cidades-esponja”, faleceu na noite de terça-feira (23) vítima de um acidente aéreo em Aquidauana, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. A aeronave de pequeno porte em que ele estava caiu na região da Fazenda Barra Mansa, matando todas as quatro pessoas a bordo. As causas do acidente estão sob investigação.

Yu, de 61 anos, estava no Brasil para participar da Bienal de Arquitetura de São Paulo, onde palestrou na abertura do evento no último dia 19. Em seguida, seguiu para o Pantanal para gravar um documentário sobre sua principal contribuição ao urbanismo: o conceito de “cidades-esponja”, que propõe a gestão sustentável de águas pluviais por meio de soluções baseadas na natureza, integrando-a ao planejamento urbano para prevenir enchentes.

Nascido em uma família de agricultores na província de Zhejiang, Kongjian Yu frequentemente atribuía sua filosofia à sua criação.

Vivi 17 anos como agricultor, isso me ensinou como trabalhar com a natureza

disse em entrevista ao Fantástico em 2023.

Formado pela Universidade Florestal de Beijing e doutor pela Universidade Harvard, ele fundou em 1998 o escritório Turenscape, um dos maiores do mundo em arquitetura paisagística, e era professor na Universidade de Pequim.

Sua ideia ganhou projeção global após as fortes chuvas que atingiram Pequim em 2012, causando cerca de 80 mortes. O episódio evidenciou a vulnerabilidade das cidades modernas, excessivamente dependentes de concreto, e validou a crítica de Yu, que destacava a eficácia de sistemas naturais de drenagem. A tragédia levou o governo chinês a adotar maciçamente o conceito, aplicando-o em projetos em mais de 70 cidades.

Kongjian Yu deixa um legado que transformou a forma como o mundo enfrenta os desafios das mudanças climáticas no ambiente urbano.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

10 nov 2025

Qual é a importância das atividades educativas nas áreas de ocupação? 

A Educação Popular em comunidades periféricas e áreas de ocupação tem sido fundamental para o cotidiano dos pais trabalhadores
11 nov 2025

Vozes Negras: seminário marca o Mês da Consciência Negra em Curitiba

Evento inédito, que vai unir instituições de Justiça do Paraná, será realizado no dia 18 de novembro, no TRE-PR
11 nov 2025

Documentário com voz de Elza Soares aborda dependência química de mulheres negras e a omissão do Estado

“O Primeiro Beijo” aborda a relação de mulheres negras periféricas com o crack, considerada pela cineasta Urânia Munzanzu como uma “tecnologia de escravização m

Derrite e Tarcísio querem ressuscitar “PEC da Bandidagem”

Enfraquecer o papel da PF no combate às facções só interessa ao crime organizado e aos seus aliados

“Íamos matar meio mundo”: STF começa a julgar “kids pretos”

Mensagens incluem áudios do policial federal Vladimir Matos Soares, que atuava como agente infiltrado na equipe de segurança de Lula
11 nov 2025

Zanin nega habeas corpus a Renato Cariani e mantém processo na Justiça Estadual

Zanin nega habeas corpus a Renato Cariani e mantém processo na Justiça Estadual

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário