Skip to content Skip to footer

Moraes manda PF cumprir prisão de Bolsonaro com discrição e “respeito à dignidade” do ex-presidente

Bolsonaro
(Foto: Ton Molina/STF)

Por ordem do ministro Alexandre de Moraes, a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi cumprida pela Polícia Federal na manhã deste sábado (22), em uma operação rápida e silenciosa. Sem sirenes nem câmeras, a decisão foi motivada pela suspeita de tentativa de rompimento da tornozeleira eletrônica e pelo risco de fuga.

A medida cautelar revoga a prisão domiciliar decretada em agosto, mas ainda não inicia o cumprimento da pena de 27 anos e três meses. No despacho de duas páginas que embasa a prisão, Moraes determinou que a medida fosse cumprida “no período da manhã”, sem uso de algemas e “sem qualquer exposição midiática”, o que levou a PF a proibir filmagens, evitar escolta ostensiva e controlar o perímetro com viaturas discretas, drones e câmeras.

A ação da polícia ocorreu em meio à convocação de uma vigília por Flávio Bolsonaro e contou com viaturas descaracterizadas e agentes à paisana. A PF tocou a campainha da residência, levou Bolsonaro a pé, sem algemas, para exame de corpo de delito no IML de Brasília e o transferiu para uma sala de Estado-Maior na Superintendência da PF.

A acomodação de Bolsonaro tem banheiro privativo, cama e monitoramento médico 24 horas, seguindo determinação escrita de Moraes. Também não houve imagens oficiais da chegada ou da permanência de Bolsonaro na superintendência até o fim da manhã.

As primeiras descrições do momento da prisão vieram apenas de relatos indiretos e da nota oficial da PF, que destacou o cumprimento “sem incidentes” e a realização de avaliação médica em razão da idade e do histórico de saúde do ex-presidente.

Bookmark

Luiz Estrela

Jornalista e criador de conteúdo no BFC, projeto em que se dedica à cobertura política nacional e internacional, além de cultura e direitos sociais, sempre com olhar crítico e linguagem acessível.

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário