Skip to content Skip to footer

Moraes manda Bolsonaro para a “Papudinha”

Ao contrário das grades de um presídio comum, as instalações são tecnicamente alojamentos
Bolsonaro: ex-presidente ficará em ala isolada. Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes determinou nesta quinta-feira (15), que o ex-presidente Jair Bolsonaro seja transferido da Superintendência da Polícia Federal em Brasília onde estava preso desde novembro de 2025 para o Complexo Penitenciário da Papuda. A decisão foi tomada após a rejeição dos últimos recursos da defesa.

Os advogados de Bolsonaro vinham tentando evitar a ida para a Papuda alegando “vulnerabilidade clínica” do ex-presidente. No entanto, o ministro decidiu pela transferência para a ala em que fica o 19º Batalhão da Polícia Militar (PMDF), conhecida como “Papudinha”.

A mudança ocorre após o processo transitar em julgado (quando não cabem mais recursos sobre o mérito) e após incidentes anteriores, como a violação da tornozeleira eletrônica durante o período de prisão domiciliar no ano passado. A transferência marca o início da execução definitiva da pena em uma unidade prisional padrão, shttps://www.brasilforadacaverna.com.br/noticias/ex-ministro-da-justica-de-bolsonaro-vai-para-a-papuda-militares-para-quarteis/aindo da “sala especial” que ele ocupava na sede da PF.

Diferente dos presídios comuns da Papuda (como o PDF I ou PDF II), a “Papudinha” funciona como um núcleo de custódia especial para policiais militares e autoridades que têm direito à Sala de Estado-Maior.

Ao contrário das grades de um presídio comum, as instalações são tecnicamente alojamentos. Elas costumam ter entre 30 e 40 m². Os quartos geralmente possuem beliche, frigobar, mesa, cadeiras e um banheiro privativo (com box e chuveiro). A unidade é relativamente pequena, com capacidade para cerca de 60 presos, por isso o nome “Papudinha”.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
15 jan 2026

ProUni: filho de diarista e pedreiro vira diplomata

Brasiliense passou em concurso do Instituto Rio Branco com mais de 8 mil inscritos
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário