Skip to content Skip to footer

Moraes liga discurso de Bolsonaro aos ataques de 8 de janeiro

(Foto: Internet/Reprodução)

Em mais um momento do julgamento, o ministro Alexandre de Moraes estabeleceu uma ligação direta e explícita entre o discurso do ex-presidente Jair Bolsonaro e as ações dos invasores dos prédios dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.

Moraes citou trechos de uma live realizada por Bolsonaro em julho de 2022, na qual o então presidente:

  • Atacou a credibilidade das urnas eletrônicas;
  • Afirmou que as Forças Armadas deveriam “acolher o chamamento do povo”.

O ministro foi taxativo:

É exatamente o mesmo discurso utilizado por aqueles que foram presos em 8 de janeiro de 2023

Além disso, Moraes destacou a presença de duas figuras-chave durante a live: Anderson Torres, então ministro da Justiça; Augusto Heleno, então ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

E questionou:

Por que, coincidentemente com a presença de ambos, o presidente Jair Bolsonaro fala, de um lado, que não há credibilidade na Justiça Eleitoral e, no outro, pede apoio das Forças Armadas, citando o ministro Augusto Heleno?

O argumento reforça a tese do Ministério Público de que Bolsonaro não apenas incitou a desconfiança no sistema eleitoral, mas também articulou—ou tentou articular—apoio institucional para interromper o processo democrático, criando um ambiente propício para a escalada de violência que culminou no 8 de janeiro.

A fala de Moraes deixa claro que o tribunal enxerga uma linha contínua entre a retórica bolsonarista e a insurgência antidemocrática.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

Peritos da PF vão checar saúde de Bolsonaro nesta quarta-feira (16)

Exame vai determinar se STF autoriza Bolsonaro a deixar a prisão para realizar uma cirurgia recomendada pelos médicos dele
16 dez 2025

Hipocrisia: em dez anos, Zezé Di Camargo recebeu R$ 32 milhões de dinheiro público

Valores incluem contratos via Lei Rouanet, Lei Aldir Blanc, emendas parlamentares e pagamentos diretos de prefeituras sem licitação
16 dez 2025

Moraes diz que Marília Alencar agiu com “direcionamento político” para tumultuar 2º turno

Com o voto de Moraes – que pediu a condenação de todos –, o julgamento segue com os votos dos demais ministros da Primeira Turma. A expectativa é de que a sessã

Moraes vota para condenar militares que planejaram matar Lula

Plano “Punhal Verde Amarelo” previa o assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice, Geraldo Alckmin (PSB), e do próprio Moraes
16 dez 2025

Álbum “Vander Lee, Voz e Violão – Vol. 1” chega às plataformas digitais

O projeto será uma oportunidade de celebrar toda a poesia e a grandeza de um dos artistas mais marcantes da música brasileira.

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário