Skip to content Skip to footer

Moraes e Dino votam pela manutenção da prisão preventiva de Bolsonaro no STF

Moraes e Dino votam pela manutenção da prisão preventiva de Bolsonaro no STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta segunda-feira (24) pela manutenção da prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado pelo ministro Flávio Dino. A Primeira Turma da Corte realiza sessão virtual para decidir se referenda a conversão da prisão domiciliar de Bolsonaro em preventiva, determinada por Moraes no último sábado (22).

Em seu voto, Moraes, que é o relator do caso, considerou os fatos apurados durante a audiência de custódia realizada no domingo (23), mas manteve que Bolsonaro violou “dolosa e conscientemente” a tornozeleira eletrônica. O ex-presidente está detido na Superintendência da Polícia Federal em Brasília desde sábado.

O julgamento ocorre no plenário virtual e se estende até as 20h desta segunda (24). Além de Moraes, votam os ministros Flávio Dino, que já acompanhou o relator, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

A decisão de Moraes, que converteu a prisão no final de semana, baseou-se no “risco de fuga” diante da tentativa de violação do monitoramento eletrônico e da vigília convocada pelo senador Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente, nas proximidades da residência onde ele cumpria prisão domiciliar.

Conforme a ata da audiência de custódia, Bolsonaro afirmou ter experimentado uma “certa paranoia” na madrugada de sexta para sábado, atribuindo o estado à interação de medicamentos prescritos por diferentes médicos – incluindo Pregabalina e Sertralina.

O ex-presidente relatou que por volta da meia-noite usou um ferro de solda para abrir a tampa da tornozeleira eletrônica porque acreditou que o dispositivo continha “alguma escuta”. A defesa argumenta que, devido à interação medicamentosa, Bolsonaro apresentou confusão mental e paranoia, não havendo tentativa de fuga.

Bolsonaro afirmou ainda que não tinha intenção de fugir e que a cinta do equipamento não teria sido rompida – versão que ainda será submetida à análise pericial. Ele disse ter avisado os policiais após “cair na razão” e interromper a tentativa de abrir o dispositivo.

A sessão extraordinária foi convocada pelo presidente do colegiado, ministro Flávio Dino, e precisa ser referendada pela maioria dos membros da Primeira Turma para ser mantida.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário