O Ministério Público da Paraíba (MPPB), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Polícia Civil recomendaram à Loteria do Estado da Paraíba (Lotep) a suspensão imediata das atividades da empresa de rifas e sorteios do influenciador Hytalo Santos. O pedido foi motivado pelo uso de imagens de menores de idade em conteúdos digitais vinculados à promoção dos sorteios.
Hytalo Santos administra um perfil de sorteios com 1,9 milhões de seguidores no Instagram, onde oferece prêmios como celulares e carros. Embora o perfil ainda esteja no ar, sua última atualização ocorreu há oito semanas. A Lotep, responsável pela licença de operação da empresa, foi notificada para suspender as atividades até que seja comprovado o fim das irregularidades ou até decisão judicial.
- Brasil registrou mais de 53 mil denúncias de imagens de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em 2024
- Hytalo Santos oferecia benefícios por vídeos com adolescentes, diz MP
- Direita diz que pode barrar projetos contra pedofilia na internet
As alegações do documento listam violações graves como adultização e sexualização de adolescentes em conteúdos lucrativos; exploração de trabalho infantil; riscos psicológicos e de aliciamento devido à superexposição digital; descumprimento do ECA e da Constituição;
Caso a Lotep não cumpra a recomendação, os órgãos podem adotar medidas judiciais e criminais.
Bookmark