Um dos maiores ícones da música brasileira, Milton Nascimento, de 82 anos, foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy. Segundo relatos de seu amigo e produtor Augusto Lopes, os primeiros sinais da doença começaram a aparecer neste ano, com lapsos de memória, alterações de apetite, olhar fixo e repetição de histórias.
A piora cognitiva do artista chamou a atenção do médico que o acompanha há uma década durante uma bateria de exames realizados em abril. Novas investigações foram solicitadas, culminando no diagnóstico da demência por corpos de Lewy.
A condição é caracterizada por uma combinação de sintomas que afetam comportamento, cognição e movimento, misturando características similares às do Alzheimer com distúrbios motores comumente associados ao Parkinson. O diagnóstico explica a revelação feita em março de que Milton havia sido identificado com Parkinson.
Milton Nascimento encerrou sua trajetória nos palcos com a turnê de despedida “A Última Sessão de Música”, cujo show final ocorreu no estádio Mineirão, em Belo Horizonte, em 13 de novembro de 2022. Apesar da aposentadoria dos palcos, o artista manteve-se ativo na música e, em 2024, lançou um álbum em parceria com a baixista e cantora americana Esperanza Spalding, que recebeu uma indicação ao Grammy na categoria de Melhor Álbum Vocal.
Bookmark