Em um encontro bilateral realizado paralelamente à Assembleia Geral da ONU, o presidente argentino Javier Milei se reuniu com Donald Trump para discutir pedidos extravagantes. Em Nova York, nesta terça-feira (23), o anarcocapitalista pediu apoio do FMI para reestruturar a dívida argentina e um pacote de resgate de US$20 bilhões.
O maior prêmio que Milei levou, no entanto, foi um tweet impresso representando o apoio de Trump à sua tentativa de reeleição em 2027. O “endorsement” circulou amplamente nas redes e na mídia argentina, e o conteúdo do “print”, travestido de documento, acabou virando chacota. Apesar do tom de alinhamento ideológico, o gesto não trouxe avanços concretos em acordos comerciais e se limitou a uma encenação simbólica.
- Milei é massacrado em eleição legislativa de Buenos Aires
- Crise política na Argentina: Justiça proíbe divulgação de áudios de Karina Milei
- Desaprovação ao governo Milei atinge maior nível na Argentina em meio a escândalo de corrupção
A reunião ocorreu em meio a crises econômica e de popularidade enfrentadas por Milei, em um período em que o mandatário controla a inflação do país a duras penas. A economia argentina se estabilizou a partir de medidas de austeridade que têm sufocado trabalhadores, aposentados e servidores públicos. A resposta já veio nas urnas, com uma dura derrota nas eleições legislativas de Buenos Aires, um dos principais termômetros do pleito presidencial.
Leia o “importantíssimo” tweet na íntegra, em tradução livre, abaixo:
BookmarkO altamente respeitado Presidente da Argentina, Javier Milei, provou ser um líder verdadeiramente fantástico e poderoso para o Grande Povo da Argentina, avançando em todos os níveis a uma velocidade recorde. Ele herdou um “caos total” com uma inflação horrível causada pelo anterior Presidente Radical de Esquerda (muito como o Trapaceiro Joe Biden, o PIOR Presidente na História da nossa Nação), no entanto, ele trouxe estabilidade de volta à Economia da Argentina, e a elevou a um novo nível de Proeminência e Respeito! Nós temos tido uma relação tremenda com a Argentina, que se tornou uma forte aliada, graças ao Presidente Milei. Estou ansioso para continuar trabalhando de perto com ele para que ambos os nossos Países possam continuar em seus caminhos incríveis de sucesso. Argentina: Javier Milei é um amigo muito bom, lutador, e VENCEDOR, e tem meu Endosso Completo e Total para Reeleição como Presidente — Ele nunca os decepcionará!