Atolado em escândalos de corrupção e com problemas sociais crescentes, o presidente da Argentina, Javier Milei, foi o grande derrotado das eleições legislativas na província de Buenos Aires, realizadas neste domingo (07).
Os primeiros resultados oficiais apontam vitória do peronismo do governador de Buenos Aires, Axel Kicillof, que se fortalece como principal nome da oposição e possível candidato a presidente em 2027.
Com 82% das urnas apuradas, a Fuerza Patria chega a 46,9%, enquanto a La Libertad Avanza, partido do presidente Javier Milei, fica com 33,8%.
- Crise política na Argentina: Justiça proíbe divulgação de áudios de Karina Milei
- Desaprovação ao governo Milei atinge maior nível na Argentina em meio a escândalo de corrupção
- Milei interrompe carreata após confusão na Grande Buenos Aires
Por ser a mais populosa e influente do país, a eleição na província de Buenos Aires costuma nortear a política argentina, servindo como um termômetro para a eleição presidencial. Hoje, a população foi às urnas para escolher 46 deputados e 23 senadores provinciais.
Pouco depois das 21h, dezenas de milhares de peronistas tomaram as ruas ao redor do apartamento da ex-presidente Cristina Kirchner, que está em prisão domiciliar, para celebrar a vitória.
Bookmark