Skip to content Skip to footer

Microfone aberto flagra conversa sobre “imortalidade” entre Putin e Xi em desfile militar

Vladimir Putin e Xi Jinping: conversa sobre transplante de órgãos e "imortalidade". ((Foto: Alexander Kazakov/POOL/AFP)

Um episódio um tanto quanto estranho foi captado durante desfile militar que celebrou os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial e da Guerra Sino-Japonesa. Uma conversa entre Vladimir Putin e Xi Jinping foi captada por um microfone aberto da TV estatal chinesa, e o tema era nada peculiar: a possibilidade de transplantes de órgãos proporcionarem a conquista da imortalidade. Não demorou muito para esse momento ser reproduzido pelos veículos internacionais.

Enquanto caminhavam juntos pela Praça Tiananmen, os líderes da Rússia e da China trocaram impressões sobre os avanços da biotecnologia. O intérprete de Putin foi ouvido dizendo que transplantes de órgãos poderiam, no futuro, até proporcionar “imortalidade”. Xi respondeu destacando previsões de que a expectativa de vida humana pode chegar a 150 anos ainda neste século. Mais tarde, Putin confirmou a jornalistas que discutiu com Xi possibilidades de aumento significativo da longevidade.

A cena ocorreu diante de outros chefes de Estado convidados para a cerimônia, incluindo Kim Jong-un, da Coreia do Norte, que acompanhava sorridente a conversa, embora não estivesse claro se recebeu tradução simultânea do diálogo.

O evento foi marcado por forte simbolismo político e militar. A China exibiu equipamentos bélicos de fabricação própria e reuniu aliados estratégicos em uma clara demonstração de poder diante do Ocidente. Além de Putin e Kim, participaram o presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, e outros líderes próximos a Pequim e Moscou.

Xi ainda reforçou seu apoio ao Irã, em reuniões bilaterais ao desfile. O líder chinês também exaltou a parceria com a Rússia, classificando o pais como um “exemplo de resistência às pressões internacionais”. Ficou claro que o governo chinês se esforça para conquistar alianças fora da órbita dos EUA e da Otan, de olho em uma nova projeção de sua narrativa geopolítica no cenário global.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

23 out 2025

EXCLUSIVO: “BANCADA CRISTÔ DA CÂMARA VAI CUSTAR QUASE R$ 20 MILHÕES AOS COFRES PÚBLICOS

Se aprovada, nova liderança terá a sua disposição 218 cargos para contratar assessores
23 out 2025

Gal Costa: o último ato de uma estrela que nunca deixou de brilhar

Álbum “As Várias Pontas de Uma Estrela (Ao Vivo no Coala)” é um documento histórico de uma das maiores intérpretes da música brasileira
25 out 2025

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

Em tempos de guerra, irmãos Bolsonaro seriam condenados à pena de morte por traição

Em caso de conflito armado com outro país, lei prevê que crimes militares puníveis são puníveis com a pena capital e extensíveis a civis

STF vai decidir se licença-paternidade vale para casais em união homoafetiva

Julgamento terá repercussão geral da questão, ou seja, a decisão da Corte valerá para todas as instâncias judiciais do país

Líder do PT pede investigação de Flávio Bolsonaro por traição

Segundo ele, “trata-se de ato de provocação à intervenção estrangeira em território brasileiro”

TAXAÇÃO BBB: STF começa a julgar imposto sobre grandes fortunas

PSOL aponta que o artigo 153 da Constituição prevê que compete à União aprovar uma lei complementar para instituir esse imposto

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário