Skip to content Skip to footer

Metanol pode ter sido desviado pelo PCC, diz Associação de Combate à Falsificação

Produto utilizado para "batizar" bebidas pode ter sido redirecionado por facção criminosa após operação "Carbono Oculto"
Metanol usado para "batizar" bebidas pode ter vindo do PCC, investigado por fraude nos combustíveis. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O diretor de comunicação da Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF), Rodolpho Heck Ramazzinio, disse que o metanol importado pelo crime organizado para adulterar combustíveis no Brasil pode ter sido redirecionado para distribuidoras clandestinas de bebidas, o que explicaria os casos recentes de intoxicação no estado de São Paulo.

De acordo com Ramazzinio, este redirecionamento ocorreu principalmente após a Operação Carbono Oculto, da Receita Federal e órgãos parceiros, que desmantelou, no final de agosto, um esquema de fraudes, lavagem de dinheiro e falsificação no setor de combustíveis.

“Você tem as empresas interditadas, a transportadora dos caras, do PCC, fica parada (em razão da operação Carbono). Os tanques, que não estavam dentro dos pátios dessas empresas começam a ser desovados em outras empresas. Eles começam a vender isso para empresa química, começam a vender isso também para destilarias clandestinas. Os caras fazem isso para ganhar volume, ganhar a escala, eles não estão nem aí com a saúde de ninguém”, disse ele, em entrevista para a TV Brasil.

Operação atingiu 1 mil postos

A operação Carbono Oculto atingiu cerca de mil postos de combustíveis vinculados ao PCC, que movimentaram R$ 52 bilhões entre 2020 e 2024. Segundo a Receita Federal, o metanol importado supostamente para outros fins era desviado para uso na fabricação de gasolina adulterada.

Bookmark

Redação BFC

Mais Matérias

01 out 2025

A banda que lançou um álbum chamado “Lula” em plena era Bolsonaro

Em 2021, grupo de rock alternativo de MG, Lupe de Lupe, desafiou o bolsonarismo com um disco em que o petista representava uma síntese do Brasil
02 out 2025

Pianista brasileiro morto pela ditadura argentina é homenageado

Tenório Jr desapareceu em 1976, quando participava de turnê com Vinícius de Moraes
02 out 2025

Desde 2021, 9,5 milhões de brasileiros saíram da pobreza

Número equivale a três vezes a população de Brasília; aumento da renda do trabalho foi fator mais importante
02 out 2025

“Ruas” enquadram deputados e dão maior vitória a Lula

Ao forçar a votação da “PEC da Bandidagem” e da anistia, oposição acendeu a ira popular e teve que recuar
02 out 2025

Filha de influenciadora condenada por abuso infantil narra jornada de trauma e superação em livro

Shari Franke, filha mais velha de Ruby Franke, lança A casa da minha mãe, obra em que expõe os bastidores de uma vida marcada por violência
02 out 2025

Cantor Hungria Hip Hop é internado em Brasília com suspeita de intoxicação por metanol

Cantor Hungria Hip Hop é internado em Brasília com suspeita de intoxicação por metanol

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário