Skip to content Skip to footer

Mendonça vota contra condenação de Zambelli por porte ilegal de arma

Carla Zambelli: deputada está presa na Itália por condenação em outro processo. (Foto Lula Marques/EBC)

O ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça, votou contra a condenação por porte ilegal de arma de fogo pela deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), no caso em que ela perseguiu um jornalista com um revólver em punho durante um ato nas ruas de São Paulo às vésperas das eleições de 2022. O julgamento, que ocorre no plenário virtual do STF, termina nesta sexta-feira (22). No processo, a parlamentar bolsonarista também é acusada de constrangimento ilegal com uso de arma de fogo.

Até agora seis ministros, ou a maioria dos magistrados, votou pela condenação de Zambelli a 5 anos e 3 meses de prisão, seguindo o relatório de Gilmar Mendes. Além de Mendonça, apenas Nunes Marques divergiu do relator, votando pela absolvição da deputada nas duas acusações. Já Mendonça foi contra a condenação pelo porte ilegal de arma de fogo, mas manteve a culpabilidade dela pelo constrangimento ilegal, recomendando uma pena de oito meses de detenção em regime aberto.

Ainda faltam os votos de Luiz Fux e Luís Roberto Barroso.

Carla Zambelli está presa na Itália, para onde fugiu ao tentar escapar do cumprimento de um mandado de prisão em outro caso. Ela foi condenada a 10 anos de reclusão pela invasão do sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Nesse caso, também vai ter de pagar R$ 2 milhões por danos coletivos. A Justiça italiana analisa o pedido do Brasil de extradição da parlamentar para que ela cumpra a pena no País.

Bookmark

Mais Matérias

25 ago 2025
Para 55%, ou a maioria dos brasileiros, prisão domiciliar determinada por Moraes é correta
25 ago 2025
Aliança quer desfazer conquistas do Breque dos Apps e pode tornar a ausência de direitos trabalhistas regra no país
25 ago 2025
Jaguar estava internado no Hospital Copa D’Or, tratando uma infecção respiratória que evoluiu com complicações renais
25 ago 2025
O bombardeio também deixou feridos entre pacientes e profissionais de saúde que estavam no local
25 ago 2025
Segundo as autoridades, o suspeito, identificado como Cayo Lucas, também comercializava material infantil nas redes sociais

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário