O espetáculo musical “Rita Lee – Uma Autobiografia Musical” chega em Curitiba para duas apresentações no Teatro Guaíra, nos dias 14 e 15 de novembro. Estrelado por Mel Lisboa, a peça é um convite para reviver (e se emocionar) com a trajetória de uma das maiores artistas que o Brasil já teve.
Apenas em São Paulo, foi um ano de sessões esgotadas, mostrando o quanto a obra de Rita Lee ainda permanece viva e forte no imaginário do público. Os ingressos já estão à venda, pelo site do Disk Ingressos.
O roteiro e pesquisa do musical ficou a cargo de Guilherme Samora, amigo íntimo de Rita, e conta também com direção de Márcio Macena e Débora Dubois, e direção musical de Marco França e Márcio Guimarães. O livro autobiográfico lançado pela artista em 2016 é a base da produção, mantendo todo o humor e franqueza que Rita expôs sobre os bastidores da sua vida pessoal e artística.
A peça resgata os principais momentos da carreira de Rita: os tempos com Os Mutantes e Tutti Frutti, a prisão durante a ditadura militar, a parceria amorosa e criativa com Roberto de Carvalho, o ativismo pelos direitos dos animais, os discos antológicos e sua influência libertária sobre a música e o comportamento no Brasil.
- Criolo celebra 50 anos com show inédito na Ópera de Arame, em Curitiba
- Curitiba recebe circuito de jazz com lendas internacionais: Pat Metheny, Kamasi Washington, Thundercat e Snarky Puppy
- Morre Ozzy Osbourne, vocalista do Black Sabbath, aos 76 anos
Ao lado de Mel Lisboa, o elenco reúne nomes como Bruno Fraga (Roberto de Carvalho), Fabiano Augusto (Ney Matogrosso), Debora Reis (Hebe Camargo), Flávia Strongolli (Elis Regina), Yael Pecarovich (Gal Costa), entre outros artistas que interpretam figuras marcantes da MPB. A encenação também conta com tradução em libras e audiodescrição em todas as sessões.
A primeira vez que Mel Lisboa encarnou Rita foi em 2014, no musical Rita Lee Mora ao Lado. A identificação foi imediata — inclusive da própria homenageada, que chegou a aparecer de surpresa em uma das apresentações. A experiência deu origem a uma parceria afetiva com a obra da cantora e à ideia de um novo espetáculo, que ganhou vida em 2022, após Mel gravar a versão em audiolivro da autobiografia.
BookmarkRita transformou uma geração. Falou de sexo sob a ótica feminina, desafiou a censura, foi presa grávida e ainda assim virou a mulher que mais vendeu discos no Brasil. No palco, meu objetivo é compartilhar essa potência com o público
diz a atriz.