Skip to content Skip to footer

MEC anula três questões do Enem 2025 após suspeita de vazamento; PF investiga caso

MEC anula três questões do Enem 2025 após suspeita de vazamento; PF investiga caso

Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta terça-feira (18) a anulação de três questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 devido a suspeitas de vazamento prévio. A Polícia Federal foi acionada para investigar o caso, que envolve um curso preparatório que teria divulgado questões praticamente idênticas às da prova cinco dias antes da aplicação do exame.

Segundo o MEC, a situação envolve Edcley Teixeira, que atua em curso preparatório e transmitiu em suas redes sociais uma live com correções de questões extremamente similares às aplicadas na prova do último domingo (16), quando foram realizadas as provas de matemática e ciências da natureza.

Em nota oficial, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmou que sua equipe técnica “identificou similaridades pontuais entre os itens divulgados e os aplicados”, o que motivou a anulação. No entanto, o instituto ressaltou que “nenhuma questão foi apresentada exatamente como na prova de 2025” e que todos os protocolos de segurança foram cumpridos.

O Inep explicou que a metodologia utilizada no Enem, baseada na Teoria da Resposta ao Item (TRI), exige que os itens sejam pré-testados, o que poderia explicar semelhanças entre conteúdos. Estudantes que participam desses pré-testes têm contato com itens que podem compor futuras edições do exame.

Segundo informações apuradas, Teixeira teria declarado ter tido acesso antecipado a questões do Enem também nas edições de 2023 e 2024, que foram trabalhadas em seu curso preparatório.

A Polícia Federal foi oficialmente acionada para investigar a autoria e a conduta na divulgação das questões, além de apurar possível quebra de confidencialidade. O Inep garantiu que mantém “rigorosos protocolos de segurança” em todas as etapas do exame.

A anulação das três questões não compromete a validade do exame, segundo o MEC, que reafirmou “a isonomia, lisura e validade das provas do Enem 2025”.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário