Skip to content Skip to footer

Mauro Cid solicita aposentadoria do Exército enquanto aguarda desfecho de processo no STF

Para ser aprovada, a solicitação de Cid depende do aval final do comandante do Exército, general Tomás Paiva. (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro e delator premiado no processo do suposto golpe de Estado, protocolou em meados de agosto um pedido de aposentadoria junto ao Exército Brasileiro.

Cid requereu sua inclusão na cota compulsória, um mecanismo que permite ao militar solicitar a saída da ativa antes de completar os 35 anos de serviço obrigatórios. Para ser aprovada, a solicitação depende do aval final do comandante do Exército, general Tomás Paiva. Segundo apurou reportagem do UOL, não há um prazo regulamentar para a conclusão do processo, mas integrantes do Alto Comando não escondem o desconforto com o desgaste que o longo julgamento tem causado à imagem da Força.

Caso o pedido seja aceito, Mauro Cid se aposentará mantendo a patente de tenente-coronel. No entanto, esse status não é definitivo. Se for condenado no Supremo Tribunal Federal (STF) a uma pena superior a dois anos de prisão, o caso será remetido ao Superior Tribunal Militar (STM), onde ele poderá ser submetido a um processo que pode resultar na perda de sua patente e demais vantagens militares.

A movimentação de Cid ocorre após um ano de sua delação premiada e em um momento crítico do julgamento. Quando assumiu o comando do Exército, o general Tomás Paiva já havia sugerido que o tenente-coronel optasse pela aposentadoria. Na época, Cid preferiu permanecer na ativa, mesmo estando afastado de suas funções desde que foi preso, em 2023.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

16 dez 2025

LVCAS “Inutilismo” lança o EP “amnd (abatido mas não derrotado)”

 Com sonoridade coesa, produção madura, letras sinceras e identidade visual clara, AMND abre caminhos para shows, turnês e uma base de fãs cada vez mais consoli
16 dez 2025

Ney Matogrosso leva a ousadia de ser livre para show único no Allianz Parque

Fiel ao próprio instinto artístico, Ney segue renovando seu repertório a cada turnê, incorporando novas canções e ressignificando clássicos.
16 dez 2025

Estudo alerta que até 38% da Amazônia pode desaparecer até 2100

A pesquisa liderada por Selma Bultan alerta que a combinação desses fatores pode levar a Amazônia além do ponto de inflexão de 20% a 25% de perda floresta
16 dez 2025

Hugo Motta evita votação e decide cassar mandato de Alexandre Ramagem na Mesa Diretora

Com as decisões, a bancada bolsonarista na Câmara perderá dois de seus nomes mais emblemáticos, ambos fora do país e sem condições de exercer o mandato. A execu
16 dez 2025

Hamilton de Holanda e Mestrinho lançam versão especial do Hino do Flamengo

A novidade chega em um momento especial para a Nação Rubro-Negra: o Flamengo participa da final do Mundial de Clubes nesta quarta-feira, após conquistar recente

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário