Skip to content Skip to footer

Mauro Cid solicita aposentadoria do Exército enquanto aguarda desfecho de processo no STF

Para ser aprovada, a solicitação de Cid depende do aval final do comandante do Exército, general Tomás Paiva. (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro e delator premiado no processo do suposto golpe de Estado, protocolou em meados de agosto um pedido de aposentadoria junto ao Exército Brasileiro.

Cid requereu sua inclusão na cota compulsória, um mecanismo que permite ao militar solicitar a saída da ativa antes de completar os 35 anos de serviço obrigatórios. Para ser aprovada, a solicitação depende do aval final do comandante do Exército, general Tomás Paiva. Segundo apurou reportagem do UOL, não há um prazo regulamentar para a conclusão do processo, mas integrantes do Alto Comando não escondem o desconforto com o desgaste que o longo julgamento tem causado à imagem da Força.

Caso o pedido seja aceito, Mauro Cid se aposentará mantendo a patente de tenente-coronel. No entanto, esse status não é definitivo. Se for condenado no Supremo Tribunal Federal (STF) a uma pena superior a dois anos de prisão, o caso será remetido ao Superior Tribunal Militar (STM), onde ele poderá ser submetido a um processo que pode resultar na perda de sua patente e demais vantagens militares.

A movimentação de Cid ocorre após um ano de sua delação premiada e em um momento crítico do julgamento. Quando assumiu o comando do Exército, o general Tomás Paiva já havia sugerido que o tenente-coronel optasse pela aposentadoria. Na época, Cid preferiu permanecer na ativa, mesmo estando afastado de suas funções desde que foi preso, em 2023.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

23 out 2025

EXCLUSIVO: “BANCADA CRISTÔ DA CÂMARA VAI CUSTAR QUASE R$ 20 MILHÕES AOS COFRES PÚBLICOS

Se aprovada, nova liderança terá a sua disposição 218 cargos para contratar assessores
23 out 2025

Gal Costa: o último ato de uma estrela que nunca deixou de brilhar

Álbum “As Várias Pontas de Uma Estrela (Ao Vivo no Coala)” é um documento histórico de uma das maiores intérpretes da música brasileira
25 out 2025

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

Em tempos de guerra, irmãos Bolsonaro seriam condenados à pena de morte por traição

Em caso de conflito armado com outro país, lei prevê que crimes militares puníveis são puníveis com a pena capital e extensíveis a civis

STF vai decidir se licença-paternidade vale para casais em união homoafetiva

Julgamento terá repercussão geral da questão, ou seja, a decisão da Corte valerá para todas as instâncias judiciais do país

Líder do PT pede investigação de Flávio Bolsonaro por traição

Segundo ele, “trata-se de ato de provocação à intervenção estrangeira em território brasileiro”

TAXAÇÃO BBB: STF começa a julgar imposto sobre grandes fortunas

PSOL aponta que o artigo 153 da Constituição prevê que compete à União aprovar uma lei complementar para instituir esse imposto

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário