Skip to content Skip to footer

Marilena Chauí lança obra inédita pela Editora Planeta e apresenta a filosofia como um modo de vida

Marilena Chauí lança obra inédita pela Editora Planeta e apresenta a filosofia como um modo de vida

Para além de responder a tão conhecida pergunta “o que é filosofia?”, a professora Marilena Chaui retorna às livrarias com a obra inédita Filosofia, um modo de vida, publicada pela Editora Planeta, e explora a característica deste saber de não se limitar a um ofício ou a uma disciplina acadêmica. O livro reúne textos nunca publicados e palestras realizadas ao longo de seis décadas de trajetória de uma das mais influentes e respeitadas filósofas brasileiras onde a autora apresenta a filosofia como uma maneira de viver, impactando nas decisões e escolhas no dia a dia.

De acordo com a intelectual, o pensamento filosófico não se pode desligar no fim de um dia ou esquecê-lo após o término do trabalho, é algo que acompanha todas as pessoas e, portanto, poucos conseguem defini-lo. “Desde Sócrates a escolha desse modo de vida não é algo que aconteça depois de realizado o percurso teórico, não vem depois de concluído o processo da atividade filosófica teorética, mas, ao contrário, esse modo de vida se encontra na origem do processo, é sua razão de ser.”, escreve Chaui.

Ao longo da narrativa, a filósofa constrói um percurso argumentativo delineado por temas fundamentais, como as belas-artes, a dinâmica entre natureza e cultura, a relação da técnica e da tecnologia, além de reflexões sobre ética e servidão voluntária. A professora conduz leitores e leitoras a examinarem o que significa pensar com rigor, articular argumentos lógicos e persuasivos e compreender as relações entre pensamento e linguagem. “A filosofia é um modo de vida que suscita uma maneira de pensar e uma maneira de falar que põem em ação a razão. Comunicativa, a filosofia é uma atividade racional expressiva cuja finalidade é tornar cada um melhor e, dessa maneira, tornar todos melhores.”, esclarece a acadêmica.

Marilena Chauí lança obra inédita pela Editora Planeta e apresenta a filosofia como um modo de vida

Em Filosofia, um modo de vida, Marilena Chaui celebra o saber como uma busca, que estimula o que ver, dizer e pensar, evidenciando o caráter questionador que interroga tudo ao redor para encontrar origens, sentidos e finalidades. Com a mesma didática utilizada em Ideologia, obra mais conhecida da autora, este livro já nasce como parte indispensável tanto para quem conhece a produção intelectual da filósofa quanto para quem busca uma introdução no campo da filosofia escrita com clareza, mas sem abrir mão da profundidade.

FICHA TÉCNICA

Título: Filosofia, um modo de vida

Autora: Marilena Chauí

ISBN: 978-85-422-3800-6

Páginas: 144 p.

Preço livro físico: R$56,90

Editora Planeta

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

30 nov 2025

Discurso misógino na prática: influenciador “Red Pill” Calvo do Campari é preso por agressão e tentativa de estupro

Vítima foi encontrada pela Polícia Militar na rua, com marcas visíveis de agressão, após conseguir pedir ajuda enquanto tentava se afastar do influenciador
29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário