Skip to content Skip to footer

Manifestação une partidos progressistas em defesa de vereadora de Curitiba, perseguida pela extrema-direita

Protesto teve um caráter pluripartidário, com a presença de lideranças não só do PSOL, mas também do PT, PSB, PDT, Rede, PC do B, e PCBR
Ato reuniu multidão no Centro de Curitiba, sob o slogan: "Fica Prof. Ângela". Foto: reprodução/instagram/@fetografo

Em plena segunda-feira (13), milhares de pessoas participaram, no centro de Curitiba (PR), de uma manifestação que teve como palavras de ordem “Fica, prof. Ângela”, em defesa do mandato da vereadora Professora Ângela (PSOL).

A parlamentar corre o risco de cassação após ser acusada pela extrema-direita de quebra de decoro por promover uma audiência pública na Câmara Municipal da capital paranaense sobre a política de redução de danos para dependentes químicos.

A mobilização começou em um auditório de 350 lugares, na sede da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná (FETRACONSPAR). O auditório ficou pequeno para a multidão que se aglomerou no local, e em seguida, saiu em caminhada na direção da Praça Santos Andrade, em frente ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná, tradicional palco de manifestações políticas.

Movimento pluripartidário

O protesto teve um caráter pluripartidário, com a presença de lideranças não só do PSOL, mas também do PT, PSB, PDT, Rede, PC do B, e PCBR, além de estudantes, representantes sindicais, entre outros. Políticos de outros estados se fizeram presentes, entre eles, as deputadas federais Sâmia Bonfim (PSOL-SP) e Fernanda Melchionna (PSOL-SP), e o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ).

A primeira a falar foi Fernanda. Ela lembrou que o corregedor da Câmara de Curitiba, Sidney Toaldo (PRD), teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral por fraude da cota de gênero nas eleições de 2024, assim como o vereador Bruno Seco (PMB), que fez a denúncia contra a Professora Ângela.

“Aqueles que querem cassar o seu mandato respondem na Justiça por fraude às cotas de gênero. Nem disfarçam a perseguição que têm contra as mulheres na política”, disse. “Denunciar a guerra às drogas é denunciar o que acontece todos os dias nas periferias do nosso país: de uma polícia e de uma política que tem lado, e não é o lado da classe trabalhadora”, defendeu a parlamentar.

Defesa histórica

A deputada Sâmia Bonfim destacou que a mobilização não é apenas a defesa da vereadora Curitiba. “Eles sempre tentam calar a voz daqueles que não se vendem e que não se rendem. Por isso que o defesa do mandato da Angela é uma defesa quase atemporal. É uma defesa histórica”, apontou.

O deputado Glauber Braga – ele mesmo alvo de um processo de cassação na Câmara Federal por ter confrontado um militante da extrema direita – listou os verdadeiros motivos pelos quais a professora vem sendo perseguida. “O que incomoda é que a Professora Angela é uma defensora da educação pública, uma militante socialista e não se esconde e nem abaixa a cabeça para aqueles que querem calá-la”, explicou.

O deputado estadual Goura (PDT-PR) sublinhou o fato de que lideranças de vários partidos progressistas terem se unido na manifestação. “É um movimento de fortalecimento de um campo. Estamos vendo diversos políticos de vários partidos manifestando apoio ao PSOL, deputados federais, estaduais, vereadores. Não é simplesmente a defesa de um mandato, mas de um campo que precisa estar unido”, considerou.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

23 out 2025

EXCLUSIVO: “BANCADA CRISTÔ DA CÂMARA VAI CUSTAR QUASE R$ 20 MILHÕES AOS COFRES PÚBLICOS

Se aprovada, nova liderança terá a sua disposição 218 cargos para contratar assessores
23 out 2025

Gal Costa: o último ato de uma estrela que nunca deixou de brilhar

Álbum “As Várias Pontas de Uma Estrela (Ao Vivo no Coala)” é um documento histórico de uma das maiores intérpretes da música brasileira
25 out 2025

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

Em tempos de guerra, irmãos Bolsonaro seriam condenados à pena de morte por traição

Em caso de conflito armado com outro país, lei prevê que crimes militares puníveis são puníveis com a pena capital e extensíveis a civis

STF vai decidir se licença-paternidade vale para casais em união homoafetiva

Julgamento terá repercussão geral da questão, ou seja, a decisão da Corte valerá para todas as instâncias judiciais do país

Líder do PT pede investigação de Flávio Bolsonaro por traição

Segundo ele, “trata-se de ato de provocação à intervenção estrangeira em território brasileiro”

TAXAÇÃO BBB: STF começa a julgar imposto sobre grandes fortunas

PSOL aponta que o artigo 153 da Constituição prevê que compete à União aprovar uma lei complementar para instituir esse imposto

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário