Skip to content Skip to footer

MAM São Paulo abre inscrições para cursos de outubro

MAM São Paulo abre inscrições para cursos de outubro

Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) preparou quatro cursos online para o mês de outubro, voltados a todas as pessoas interessadas em expandir seus repertórios no campo da arte e da cultura. As inscrições já podem ser feitas pelo site mam.org.br/cursos e, ao final de cada curso, os participantes recebem certificado.
 

Em Arte brasileira e relações internacionaisKatya Hochleitner analisa historicamente como as artes visuais têm contribuído para a construção da imagem internacional do Brasil, atuando como instrumento de soft power em processos econômicos, culturais e diplomáticos. O curso discute em seis encontros narrativas da história da arte brasileira, a imagem do Brasil no exterior, os usos diplomáticos da produção artística e as propostas decoloniais que questionam paradigmas hegemônicos de representação.
 

Fotografia como história da arte explora linguagens como escultura, performance e literatura sob a perspectiva do uso da fotografia como instrumento. Ao longo de quatro encontros, Filipe Barrocas também mostra como, com o passar do tempo, a fotografia foi incorporada à produção de obras escultóricas, performativas e literárias, integrando o processo artístico — mesmo que nem sempre tenha sido reconhecida como “arte”.

A dança do poder. Palácio do Planalto (1981_2003), de Orlando Brito. Coleção MAM São Paulo


 

No curso Luto na poesia brasileiraFadul Moura propõe uma introdução a autores brasileiros deste século, cujo interesse comum é a elaboração criativa do luto. As quatro aulas apresentarão aos inscritos uma pequena história da poesia, passando por temas como gêneros e imagens tradicionais, as soluções estéticas escolhidas para falar sobre o esvair da vida, a transformação de espaços conhecidos, a morte de pessoas próximas e a presença de seus fantasmas.
 

Em quatro encontros, o curso Usos do desenho na arte contemporânea, com Caio Meirelles Aguiar, pretende apresentar diferentes modos de utilização do desenho na arte contemporânea. Apesar de ser percebido pelo grande público como uma prática mais cerebral e efêmera, o desenho ainda resiste como uma importante ferramenta construtiva da arte conceitual. Ao longo das aulas, os alunos poderão conhecer exemplos e debater sobre artistas e exposições que, nos últimos 50 anos, têm utilizado o desenho de diferentes maneiras.
 

Confira a programação completa:


ARTE BRASILEIRA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS, com Katya Hochleitner

Datas: 1, 08, 15, 22 e 29 de outubro e 5 de novembro

Quartas-feiras

Horário: das 19h às 21h

Duração: 6 encontros

Público: interessados em geral

Investimento: R$ 520,00

Curso online

Ao vivo, via plataforma de videoconferência

Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado

Curso contempla certificado no final

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário