O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode aproveitar nesta quinta-feira (08) – quando completam-se três anos do ataque de partidários de Jair Bolsonaro às sedes dos Três Poderes em Brasília – para vetar totalmente o chamado “PL da Dosimetria”, que reduz as penas do ex-presidente e demais condenados pela trama golpista e foi aprovado pelo Congresso no final de 2025.
Na segunda-feira (05), o Palácio do Planalto confirmou que o evento será no Salão Nobre, e que Lula deve também participar de um ato na área externa da sede do Executivo – um dos alvos da invasão.
- Quatro partidos recorrem ao STF contra PL da Dosimetria
- Lula confirma que vai vetar PL da Dosimetria
- Congresso inimigo do povo: Senado aprova PL da Dosimetria e Bolsonaro pode sair da prisão em dois anos e pouco
O objetivo é não permitir que a sociedade brasileira não se esqueça dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, em que houve tentativa de golpe de Estado e a destruição das sedes dos Três Poderes da República, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará de uma cerimônia simbólica na data, na manhã de quinta-feira. Foram convidados representantes da sociedade civil e autoridades para o ato.
As frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, o PT e outros partidos políticos do campo democrático , centrais sindicais e movimentos sociais também estão convocando a população a participar de atos em repúdio à violência e tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023.
Lula já confirmou que vai vetar o projeto que beneficia Bolsonaro e outros condenados, mas não anunciou a data oficialmente. O prazo para que o presidente vete ou sancione a matéria termina no próximo dia 12.
Bookmark