Como era esperado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou nesta quinta-feira (20) o nome do advogado-geral da União, Jorge Messias, para exercer o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal, na vaga deixada pelo ex-ministro Luís Roberto Barroso. A oficialização da indicação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União.
A escolha era dada como certa mesmo antes do anúncio da aposentadoria de Luís Roberto Barroso. Lula sempre deixou muito claro sua admiração pelo trabalho e, principalmente, sua confiança em Messias. Apesar de alguns movimentos fortes no Congresso Nacional pela indicação do senador Rodrigo Pacheco para a vaga, pessoas próximas ao presidente da república afirmam que a hipótese nem chegou a ser cogitada.
Advogado-geral da União desde 1º de janeiro de 2023, Jorge Messias é graduado em Direito pela Faculdade de Direito do Recife (UFPE), mestre em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília – UnB (2018) e doutor pela mesma universidade (2023), onde lecionou como professor visitante.
- STF condena “kids pretos” por plano de matar Lula, Alckmin e Moraes
- QUAEST: Lula venceria qualquer candidato se eleição fosse hoje
- Governo Lula rechaça tentativa de bolsonaristas de enfraquecer a PF
Messias foi subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil, Secretário de Regulação e Supervisão do Ministério da Saúde e Consultor Jurídico do Ministério da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação. Também atuou na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e na Procuradoria do Banco Central.
A partir da indicação, o nome de Jorge Messias deverá passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal e por aprovação pelo Plenário da Casa.
Bookmark