Skip to content Skip to footer

Lula diz que irá retomar relações com a África

Durante visita oficial a Maputo nesta segunda-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que, nos últimos anos, o Brasil “se perdeu por caminhos sombrios” e acabou se afastando de seus históricos vínculos com a África.  

Ao lado do presidente moçambicano, Daniel Chapo, Lula ressaltou que a prioridade agora é olhar para frente: “Nós não temos tempo de ficar reclamando do que não aconteceu até agora”. 

Lula participou da cerimônia de assinatura de novos acordos entre Brasil e Moçambique, após reunião bilateral que abordou temas como assistência humanitária, saúde, educação, agricultura, segurança alimentar, biocombustíveis, defesa, comércio e investimentos. 

O presidente destacou que Moçambique ainda enfrenta importantes déficits de infraestrutura e afirmou que empresas brasileiras têm capacidade de contribuir para o desenvolvimento local. Para isso, disse estar trabalhando pela retomada da atuação internacional do BNDES. 

“Nenhum grande país consegue exportar serviços sem oferecer crédito. Estamos trabalhando para que o BNDES recupere a capacidade de financiar a internacionalização das empresas brasileiras. O fluxo de comércio entre Brasil e Moçambique é muito menor do que com outros países lusófonos. Isso é injustificável entre mercados tão próximos”, declarou. 

A fala de Lula ocorre em meio à retomada da diplomacia brasileira com o continente africano. Durante o governo Jair Bolsonaro, sete representações diplomáticas abertas entre 2008 e 2010 foram fechadas, incluindo as embaixadas de Serra Leoa e Libéria. Bolsonaro também foi o primeiro presidente brasileiro no século XXI a não realizar visitas oficiais a países africanos durante todo o mandato. 

Bookmark

Julia Pozetti

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário