Skip to content Skip to footer

Lula diz que irá retomar relações com a África

Durante visita oficial a Maputo nesta segunda-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que, nos últimos anos, o Brasil “se perdeu por caminhos sombrios” e acabou se afastando de seus históricos vínculos com a África.  

Ao lado do presidente moçambicano, Daniel Chapo, Lula ressaltou que a prioridade agora é olhar para frente: “Nós não temos tempo de ficar reclamando do que não aconteceu até agora”. 

Lula participou da cerimônia de assinatura de novos acordos entre Brasil e Moçambique, após reunião bilateral que abordou temas como assistência humanitária, saúde, educação, agricultura, segurança alimentar, biocombustíveis, defesa, comércio e investimentos. 

O presidente destacou que Moçambique ainda enfrenta importantes déficits de infraestrutura e afirmou que empresas brasileiras têm capacidade de contribuir para o desenvolvimento local. Para isso, disse estar trabalhando pela retomada da atuação internacional do BNDES. 

“Nenhum grande país consegue exportar serviços sem oferecer crédito. Estamos trabalhando para que o BNDES recupere a capacidade de financiar a internacionalização das empresas brasileiras. O fluxo de comércio entre Brasil e Moçambique é muito menor do que com outros países lusófonos. Isso é injustificável entre mercados tão próximos”, declarou. 

A fala de Lula ocorre em meio à retomada da diplomacia brasileira com o continente africano. Durante o governo Jair Bolsonaro, sete representações diplomáticas abertas entre 2008 e 2010 foram fechadas, incluindo as embaixadas de Serra Leoa e Libéria. Bolsonaro também foi o primeiro presidente brasileiro no século XXI a não realizar visitas oficiais a países africanos durante todo o mandato. 

Bookmark

Julia Pozetti

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário