Skip to content Skip to footer

Lula deve anunciar Guilherme Boulos como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência

(Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) deve ser o próximo titular da Secretaria-Geral da Presidência, em substituição a Márcio Macêdo (PT). A mudança foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a seus aliados, e deve ser oficializada após a sua viagem aos Estados Unidos.

Macêdo deixará o cargo para disputar uma vaga de deputado federal em 2026, com o apoio do PT de Sergipe e do senador Rogério Carvalho (PT-SE), que assumiu a missão de fortalecer sua campanha.

A entrada de Boulos no governo vem sendo cogitada desde o início do ano e faz parte da estratégia de Lula para reforçar laços com movimentos sociais e reoxigenar sua base política de olho em 2026. A Secretaria-Geral é responsável justamente por essa interlocução e tem gabinete no Palácio do Planalto.

Esse será o 13º ajuste ministerial desde o início do atual mandato. Além disso, o presidente também deve confirmar em breve a saída de Celso Sabino (União Brasil) do Ministério do Turismo, atendendo a pressões partidárias.

Para Boulos, que já foi o deputado mais votado por São Paulo, o cargo representa uma oportunidade de recuperar espaço após o revés sofrido nas eleições municipais de 2024. Sua presença no governo deve intensificar a atuação nas redes sociais, área considerada estratégica pelo Planalto para enfrentar o bolsonarismo.

A decisão de Lula ocorre em um momento de incerteza quanto ao apoio do centrão em 2026. Ao apostar em Boulos, o presidente sinaliza que pretende consolidar a base histórica de esquerda como um dos pilares de sua campanha à reeleição.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

24 set 2025

Pinacoteca do Ceará inaugura exposição que explora o corpo em múltiplas dimensões

Com mais de cem obras de 48 artistas consagrados, “Corpos explícitos, corpos ocultos” ocupa a Pinacoteca do Ceará e propõe uma imersão no corpo
24 set 2025

Com atraso, Tarcísio admite que manifestações contra “PEC da Bandidagem” refletem vontade popular

Apesar do discurso, 93% dos deputados do Republicanos, partido de Tarcísio, votou a favor da PEC
24 set 2025

Senado atropela Câmara e aprova isenção de IR até R$ 5 mil

Texto relatado pelo senador Renan Calheiros (MDB-PE), em resposta à demora dos deputados em votar a matéria
24 set 2025

Após manifestações, Senado enterra de vez a “PEC da Bandidagem”

Patrocinada pelo Centrão e bolsonaristas, proposta foi barrada após protestos do último domingo em todas as capitais
24 set 2025

Dívida de Minas Gerais aumenta mais de 60% no governo Zema

Total da dívida de Minas chegou a quase R$ 200 bilhões com governador do Novo no poder

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário