Skip to content Skip to footer

Lula conversa com Trump e pede fim de sobretaxas

Segundo Planalto, conversa teve “tom amistoso”; brasileiro pediu retirada de sobretaxas sobre exportações brasileira
Lula: presidentes lembraram encontro na ONU. Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone nesta segunda-feira (06) com o presidente Donald Trump e pediu o fim da sobretaxa de 50%sobre as exportações brasileiras e das medidas restritivas aplicadas contra autoridades do país. As “punições” foram orquestradas pela família Bolsonaro.

Os dois conversaram por 30 minutos. Segundo o Palácio do Planalto, a conversa teve um tom “amistoso”. Eles conversaram sobre se encontrar pessoalmente, e Lula sugeriu ele aconteça na na Cúpula da Asean, na Malásia que acontece no final deste mês. Os dois presidentes estão confirmados no evento.

Lula e Trump relembraram a “boa química” que tiveram em Nova York, durante a Assembleia Geral da ONU, ressaltando a impressão positiva daquele encontro.

O presidente Lula descreveu o contato como uma oportunidade para a restauração das relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente. Recordou também que o Brasil é um dos três países do G20 com quem os Estados Unidos mantêm superávit na balança de bens e serviços.

Para completar, o presidente brasileiro pediu a retirada da sobretaxa de 40% imposta a produtos nacionais e das medidas restritivas aplicadas contra autoridades do país. As “punições” foram orquestradas pela família Bolsonaro.

Próximos passos

O presidente Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar sequência às negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Além disso, Lula e Trump acordaram encontrar-se pessoalmente em breve.

Lula reiterou convite a Trump para participar da COP30, em Belém (PA); e também se dispôs a viajar aos Estados Unidos.

Os dois presidentes trocaram telefones para estabelecer via direta de comunicação. Do lado brasileiro, a conversa foi acompanhada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, pelo assessor especial Celso Amorim e pelos ministros Mauro Vieira, Fernando Haddad e Sidônio Palmeira.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário