O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, nesta quinta-feira (18), que vai vetar o “PL da Dosimetria”, que reduz penas de Jair Bolsonaro e demais golpistas e que foi aprovado na quarta-feira (18), pelo Senado. “Eu quero dizer para vocês que, com todo o respeito que eu tenho ao Congresso Nacional, na hora que chegar na minha mesa eu vetarei. Isso não é segredo para ninguém”, disse o petista em conversa com jornalistas no Palácio do Planalto.
“O Congresso tem o direito de fazer as coisas. Eu tenho direito de vetar. Depois eles têm o direito de derrubar o meu veto ou não. É assim que é o jogo”, afirmou.
- Congresso inimigo do povo: Senado aprova PL da Dosimetria e Bolsonaro pode sair da prisão em dois anos e pouco
- Comissão do Senado aprova “PL da Dosimetria” que reduz pena de Bolsonaro
- PL da Dosimetria é “pró-facção” e não passa no Senado, avisa Otto Alencar
Processo em andamento
Lula lembrou que o processo no Supremo Tribunal Federal que apura as responsabilidades sobre o 8 de janeiro e a tentativa de golpe de Estado para manter Bolsonaro no poder após a derrota nas eleições de 2022 ainda está em andamento. “Ao chegar na minha mesa, eu vetarei, porque primeiro vamos terminar esse processo”, destacou.
“Nem terminou o julgamento ainda. Ainda tem gente sendo condenado e o pessoal já resolve diminuir as penas. Nós ainda não descobrimos os financiadores, porque aquilo teve financiamento”, argumentou.
Esquecimento
Na avaliação do presidente, quem cometeu crimes contra a democracia precisa pagar por esses atos, até para que eles não se repitam no futuro. “Acho que precisamos levar muito a sério o que aconteceu no dia 8 de janeiro de 2023. E tem gente que quer que a gente esqueça, mas a gente não pode esquecer”, defendeu.
“Porque se a democracia esquecer da importância que ela tem para uma nação, a gente termina perdendo jogo”, explicou.
Bookmark