Conhecido por sua trajetória na televisão, no rádio e na internet, Luiz Thunderbird também construiu uma sólida carreira como músico e compositor, criando e participando de diversos projetos.
Neste fim de ano, ele leva quatro desses projetos para o palco do CCSP, em São Paulo: “Pequena Minoria de Vândalos”, que abre a série no dia 26 de novembro; “História do Rock BR”, no dia 12 de dezembro; “Acústicos”, em 17 de dezembro; e “Orchestra Jupiteriana”, em 22 de dezembro.
Em seu trabalho solo “Pequena Minoria de Vândalos” (2022), Thunderbird reúne suas múltiplas influências, do punk ao tropicalismo, do rock alternativo à música brasileira, para criar um repertório autoral e ousado, que reflete sua trajetória artística única. Suas composições misturam crítica social, lirismo urbano e bom humor e algumas parcerias, com Odair José, Guilherme Held e a banda psicodélica Bike.
Neste show Luiz Thunderbird (vocais/guitarra) é acompanhado por Daniel Nakamura (guitarra), Rodrigo Saldanha (bateria), Jimmy Pappon (teclados) e Jairo Farjersztajn (baixo). No repertório estão todas as músicas do disco, entre elas “Eu Vou de Bike”, “Protesto”, “Livre Evaporação”, além de releituras de canções como “Desespero Juvenil” (Smack), “Pesadelo” (Patife Band) e “Trabalho, Trabalho, Trabalho”, de Jonnata Doll.
12/12 – História Ilustrada do Rock Brasileiro
Mais do que um show, A História Ilustrada do Rock Brasileiro é uma verdadeira aula-espetáculo conduzida por Luiz Thunderbird e sua banda. A apresentação percorre, em formato narrativo e musical, a trajetória do rock no Brasil, das primeiras guitarras dos anos 60 à multiplicidade sonora contemporânea, destacando como o gênero influenciou movimentos culturais como a Jovem Guarda, o Tropicalismo, o Manguebeat e o rock alternativo.
Com diálogos com o público e um repertório que mistura grandes clássicos e surpresas, o espetáculo combina entretenimento, memória e conhecimento musical. Um tributo vivo à força do rock como expressão cultural e motor criativo da música brasileira. A banda é composta por Luiz Thunderbird (vocais/guitarra), Daniel Nakamura (guitarra), Rodrigo Saldanha (bateria), Jimmy Pappon (teclados) e Jairo Farjersztajn (baixo).
No repertório músicas desde os anos 60 aos anos 2000, como clássicos do Roberto Carlos, Raul Seixas, Titãs e supresas como canções de Ronnie Von, Secos e Molhados e Pato Fu, para citar alguns.
Acústicos (17/12)
Luiz Thunderbird apresenta versões acústicas com três formações distintas na mesma noite. Em cada uma delas, o artista se une a parceiros de trajetórias e afinidades estéticas distintas para celebrar a força da música em sua forma mais essencial. Com Tatá Aeroplano, tocam o repertório de Júpiter Maçã, codinome de Flávio Basso, revisitando seu lirismo psicodélico, e ainda interpretam algumas canções de suas autorias. Na sequência Lucinha Turnbull, parceira de Thunder desde 2019, divide o palco com ele, em um show de cumplicidade e liberdade artística. Por fim, Thunderbird se junta a Mario Manga e Fábio Tagliaferri para apresentar versões em português de clássicos internacionais.
Instrumentos como violões, ukelele, viola de arco, violoncelo e baixo acústico vão dar o tom deste espetáculo.
No final, todos se encontram no palco para interpretar “Rio Tietê”, versão do Thunder da música “Champs Elisée”, clássico do cancioneiro francês. A música será dedicada à população paulistana, tão carente de espaços públicos saudáveis, uma das bandeiras da vereadora Renata Falzoni, madrinha desse festival.
Orquestra Jupiteriana – 20.12
A Orchestra Jupiteriana é uma homenagem psicodélica à genialidade de Flavio Basso (Júpiter Maçã), um dos artistas mais inventivos e cultuados da música brasileira. Idealizado por Luiz Thunderbird, que foi parceiro de Júpiter entre 2005 e 2010, o espetáculo recria ao vivo as sonoridades lisérgicas e as paisagens sonoras do universo jupiteriano, com arranjos que mesclam delicadeza, experimentação e intensidade. O repertório revisita canções como “Miss Lexotan 6mg Garota”, “Querida Superhist X Mr Frog”, “Um Lugar do Caralho”, “Uma Tarde na Fruteira”, “Síndrome de Pânico” e “Mademoiselle Marchand”, entre outras. O resultado é uma experiência imersiva, que celebra o legado de Júpiter Maçã e reafirma sua influência sobre novas gerações.
A banda formada por músicos que conviveram com Júpiter: Luiz Thunderbird (baixo/vocais), Tatá Aeroplano (vocais e efeitos), Dustan Galas (guitarra/vocais), Clayton Martin (bateria/efeitos) e Jimmy Pappon (teclados).
Serviço:
Noites do Thunder
Local: CCSP (rua Vergueiro, 1000)
Datas: 26/11, 12/12, 17/12 e 22/12
Horários: 19h
Entrada Gratuita
Bookmark