Skip to content Skip to footer

Justiça Militar absolve PMs acusados de fraude no caso Kathlen Romeu

Kathlen Romeu foi atingida no tórax por um disparo de fuzil enquanto visitava a avó na comunidade de Lins de Vasconcellos, em 8 de junho de 2021. (Foto: Redes Sociais/Reprodução)

A Auditoria da Justiça Militar absolveu (ora, ora), nesta terça-feira (5), três policiais militares acusados de fraudar a cena do crime onde a modelo Kathlen Romeu, de 24 anos e grávida de quatro meses, foi morta durante uma operação no Lins de Vasconcelos, Zona Norte do Rio, em 8 de junho de 2021.

Por maioria (4 a 1), o sargento Rafael Chaves Oliveira e os cabos Rodrigo Correia Frias e Marcos Felipe da Silva Salviano foram inocentados das acusações de falsificação de local de crime e falso testemunho. O colegiado, formado por um juiz de Direito e quatro oficiais superiores da PM, seguiu o pedido do Ministério Público Militar, que argumentou falta de provas concretas.

O capitão Jeanderson Corrêa Sodré (comandante da UPP do Lins) e o cabo Cláudio Silva Scanfela também foram absolvidos pelo mesmo motivo. A defesa dos PMs alegou que as acusações eram “genéricas e baseadas em suposições”.

Apesar da absolvição na esfera militar, dois dos agentes, Rodrigo Frias e Marcos Salviano, ainda responderão a um júri popular pela morte de Kathlen Romeu, conforme decisão da 2ª Vara Criminal do TJRJ em março deste ano. O julgamento, que pode resultar em condenação por homicídio doloso (com intenção de matar), não tem data marcada, e os réus aguardam em liberdade.

O Ministério Público do Rio (MPRJ) informou que recorrerá da decisão da Justiça Militar, considerando-a “incompatível com as evidências”. A família de Kathlen, que há três anos exige justiça, classificou o veredito como “mais um capítulo de impunidade”.

Kathlen Romeu foi atingida no tórax por um disparo de fuzil enquanto visitava a avó na comunidade. Testemunhas relataram que policiais recolheram cápsulas do local.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Participante

Mais Matérias

13 ago 2025
Entre os 55 assassinatos, 78% das vítimas eram homens cisgêneros, 36,4% eram negras e 34,5% indígenas
13 ago 2025
Cerimônia realizada em Brasília apresentou todos os detalhes do programa que vai tentar minimizar os impactos dos ataques contra a economia brasileira
13 ago 2025
Corrida eleitoral pelas duas vagas que o Estado de Minas Gerais terá ao Senado em 2026 já mostra aquecimento
13 ago 2025
Bolsonarista aparece na frente em dois cenários testados pelo Instituto Ver
13 ago 2025
Inspirado em eventos internacionais, o encontro se espalha por cidades que integram o bioma da Mata Atlântica no Paraná

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário