Skip to content Skip to footer

Justiça Militar absolve PMs acusados de fraude no caso Kathlen Romeu

Kathlen Romeu foi atingida no tórax por um disparo de fuzil enquanto visitava a avó na comunidade de Lins de Vasconcellos, em 8 de junho de 2021. (Foto: Redes Sociais/Reprodução)

A Auditoria da Justiça Militar absolveu (ora, ora), nesta terça-feira (5), três policiais militares acusados de fraudar a cena do crime onde a modelo Kathlen Romeu, de 24 anos e grávida de quatro meses, foi morta durante uma operação no Lins de Vasconcelos, Zona Norte do Rio, em 8 de junho de 2021.

Por maioria (4 a 1), o sargento Rafael Chaves Oliveira e os cabos Rodrigo Correia Frias e Marcos Felipe da Silva Salviano foram inocentados das acusações de falsificação de local de crime e falso testemunho. O colegiado, formado por um juiz de Direito e quatro oficiais superiores da PM, seguiu o pedido do Ministério Público Militar, que argumentou falta de provas concretas.

O capitão Jeanderson Corrêa Sodré (comandante da UPP do Lins) e o cabo Cláudio Silva Scanfela também foram absolvidos pelo mesmo motivo. A defesa dos PMs alegou que as acusações eram “genéricas e baseadas em suposições”.

Apesar da absolvição na esfera militar, dois dos agentes, Rodrigo Frias e Marcos Salviano, ainda responderão a um júri popular pela morte de Kathlen Romeu, conforme decisão da 2ª Vara Criminal do TJRJ em março deste ano. O julgamento, que pode resultar em condenação por homicídio doloso (com intenção de matar), não tem data marcada, e os réus aguardam em liberdade.

O Ministério Público do Rio (MPRJ) informou que recorrerá da decisão da Justiça Militar, considerando-a “incompatível com as evidências”. A família de Kathlen, que há três anos exige justiça, classificou o veredito como “mais um capítulo de impunidade”.

Kathlen Romeu foi atingida no tórax por um disparo de fuzil enquanto visitava a avó na comunidade. Testemunhas relataram que policiais recolheram cápsulas do local.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário