Skip to content Skip to footer

Justiça de São Paulo ordena remoção de fake news contra Frei Chico, irmão de Lula

Frei Chico
(Foto: Felipe L Gonçalves/PT/Reprodução)

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) determinou, em decisão liminar , a remoção de conteúdos falsos sobre José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do presidente Lula.

A juíza Ana Luiza Madero Cruz Eserian ordenou que Google, Facebook e a responsável pela plataforma Kwai, Joyo Tecnologia, promovam a “remoção definitiva” de materiais que acusam falsamente a vítima de conexão com os roubos no INSS.

Entre as fake news está um vídeo, com milhões de visualizações, que acusa sem provas o filho de Frei Chico, Denis da Silva, de ter adquirido fazendas milionárias.

As empresas têm cinco dias para cumprir a determinação, sob pena de multa diária de R$ 1.000. A decisão também exige o fornecimento de dados dos responsáveis pela publicação desses conteúdos.

Em nota, Frei Chico criticou o que chamou de “julgamento antecipado” e a politização do caso. “É lamentável que parte da CPMI do INSS use esse processo como palco político, em vez de buscar a verdade”, afirmou.

O sindicalista também reforçou a independência das investigações em curso sobre supostas fraudes no INSS, destacando: “O Brasil vive um Estado de Direito, onde a Presidência da República não interfere – e não deve interferir – nos trabalhos dos órgãos de controle”.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

23 out 2025

EXCLUSIVO: “BANCADA CRISTÔ DA CÂMARA VAI CUSTAR QUASE R$ 20 MILHÕES AOS COFRES PÚBLICOS

Se aprovada, nova liderança terá a sua disposição 218 cargos para contratar assessores
23 out 2025

Gal Costa: o último ato de uma estrela que nunca deixou de brilhar

Álbum “As Várias Pontas de Uma Estrela (Ao Vivo no Coala)” é um documento histórico de uma das maiores intérpretes da música brasileira

Em tempos de guerra, irmãos Bolsonaro seriam condenados à pena de morte por traição

Em caso de conflito armado com outro país, lei prevê que crimes militares puníveis são puníveis com a pena capital e extensíveis a civis

STF vai decidir se licença-paternidade vale para casais em união homoafetiva

Julgamento terá repercussão geral da questão, ou seja, a decisão da Corte valerá para todas as instâncias judiciais do país

Líder do PT pede investigação de Flávio Bolsonaro por traição

Segundo ele, “trata-se de ato de provocação à intervenção estrangeira em território brasileiro”

TAXAÇÃO BBB: STF começa a julgar imposto sobre grandes fortunas

PSOL aponta que o artigo 153 da Constituição prevê que compete à União aprovar uma lei complementar para instituir esse imposto
24 out 2025

Para livrar Eduardo, bolsonaristas criam a “traição premiada”

Arquivamento de processo de cassação de deputado no Conselho de Ética da Câmara expõe cinismo de bancada bolsonarista

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário